Rio Preto passa a contar com Castramóvel para a castração de cães e gatos
Tópico : Saúde




A partir desta quarta-feira, dia 28, moradores do distrito de Schmitt que aguardavam pela cirurgia de castração de cães e gatos poderão procurar a unidade do Castramóvel para realizar o procedimento gratuitamente. A Prefeitura de Rio Preto, por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e da diretoria do Bem-Estar Animal, ambos ligados à Secretaria de Saúde, entregou a unidade móvel para início das cirurgias.



Até o fim do ano o Castramóvel permanecerá no distrito e atenderá prioritariamente os donos de animais da região que já estavam na fila do cadastro do CCZ. A escolha é estratégica já que além do controle da população de cães e gatos, historicamente existe grande número de animais positivos para a Leishmaniose Visceral, doença transmissível para humanos. “Neste momento inicial o Castramóvel tem objetivo, exclusivamente, de atender os moradores da área em que pertence o distrito. No entanto, o CCZ vai continuar atendendo normalmente, ou seja, aqueles que estão na fila de castração também serão atendidos na unidade tradicional”, explica o Gerente de Vigilância Ambiental, Abner Henrique Alves.



Dois médicos veterinários e outros dois técnicos vão se revezar em turno para a realização das cirurgias. Os interessados em fazer a castração dos animais deverão ir até a unidade móvel na UBS do distrito das 8h30 às 16 horas, para fazer a inscrição. O período de inscrição vai durar 10 dias para juntar um volume de trabalho e fazer a logística das cirurgias. A pessoa será avisada com até 10 dias de antecedência da cirurgia. Segundo Abner Henrique “não haverá atendimento clínico e nem aplicação de vacinas”. Todas as outras ações continuarão sendo realizadas pelo CCZ. “Após a cirurgia o animal vai receber uma vacina de antibiótico e o dono vai ser orientado em relação aos procedimentos pós-cirúrgicos, mas neste caso, dentro do pacote da cirurgia”, explica.



Serão realizadas de 12 a 30 cirurgias por dia, sempre levando em consideração aspectos como espécie (cão ou gato), macho ou fêmea e porte do animal. Os animais deverão ter idade mínima de 6 meses de vida. O animal será entregue pelo dono no período da manhã. Será avaliado pelo médico veterinário. Não pode ter nenhum tipo de parasita, pulgas e carrapatos. Tem de estar em condições saudáveis. Feito isso, passa por cirurgia e permanece em repouso, se recuperando da anestesia. Sendo devolvido no período da tarde ao proprietário.



O Castramóvel que teve custo total de R$ 120 mil reais, obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar, vai ser levado para todas as regiões de Rio Preto a partir do próximo ano.



A diretora do Bem-Estar Animal, Karol Prado, explica que o Castramóvel é importante para diminuir a população de animais em situação de rua. “Melhora a questão de controle populacional. Conseguimos evitar maus tratos e abandonos através da castração”, explica.



O Secretário de Saúde, Aldenis Borim, diz que o combate às doenças transmissíveis, como a Leshimaniose, será reforçado com a unidade móvel. “O Castramóvel é fundamental para que você o desloque até onde o animal está contaminado e facilite o controle”, diz.



O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, lembrou na cerimônia de entrega do Castramóvel que o governo avança na questão de cuidados para com os animais. “Um avanço neste governo, tendo em vista a consciência coletiva. Da nova cultura que existe em Rio Preto de cuidar da saúde das pessoas, mas também da saúde animal. Uma cidade que respeita os animais”, disse Edinho.



Participaram da cerimônia de entrega da unidade do Castramóvel vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pauléra e os subprefeitos de Schmitt, Devair Oliveira e de Talhado, Pedro Nimer.



Números



No ano passado foram realizadas 6,4 mil castrações em cães e gatos. Com o Castramóvel em funcionamento a expectativa é aumentar o número de castrações para até 10 mil procedimentos do tipo, dependendo da demanda.



Texto: Raphael Ferrari

Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto