Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde expande programa Bebê Clínica - Saúde -  - Releases
:: LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde expande programa Bebê Clínica - Saúde -  - Releases
:: PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde expande programa Bebê Clínica - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Saúde expande programa Bebê Clínica - Saúde -  - Releases

Saúde expande programa Bebê Clínica

A partir de março, seis novas unidades de saúde do município passam a oferecer à população atendimento odontológico para crianças de 0 a quatro anos incompletos, dentro do programa Bebê Clínica, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Saúde.

Foram integradas ao programa as unidades de Saúde de Schmitt, Cidadania, Gabriela, Renascer, Maria Lúcia e Talhado. O atendimento já funcionava anteriormente nas unidades da Vila Toninho, Santo Antônio, Jaguaré, Central, Caic/Cristo Rei, Gonzaga de Campos, Vetorazzo, São Deocleciano e Estoril.

O Bebê Clínica tem por objetivo diagnosticar, prevenir e controlar as situações de risco mais comuns nesta faixa etária como cárie, traumatismos ou alterações no desenvolvimento.

Antes da implantação do Bebê Clínica no município o índice de cárie em crianças na faixa etária atendida pelo programa era três vezes superior. Atualmente, aproximadamente 85% das 3 mil crianças de até três anos de idade, acompanhadas pelo serviço, estão livres de cárie.

A média é superior a do Estado de São Paulo para essa faixa etária, que atualmente é de 77%. A baixa prevalência de cárie é resultado da prática preventiva precoce proposta pelo programa.

“O atendimento à criança é diferenciado, feita na macri, uma cadeira odontológico especial”, afirma a coordenadora de saúde bucal do município, Ana Maria Pranke.

Os pais ou responsáveis pelas crianças também são submetidos à cuidadosa entrevista, onde é esclarecido o histórico de saúde de toda a família e da criança, os hábitos alimentares e de higiene.

Todas as mães, ou responsáveis, novos no projeto também participam de uma palestra inicial onde são conscientizados sobre hábitos saudáveis tanto em relação a si mesmo como para os filhos. Entre os temas tratados durante o tratamento estão: amamentação, desmame, hábitos de sucção e principalmente higiene bucal.

Pais e responsáveis podem agendar o atendimento dos filhos em qualquer uma das unidades integrantes do projeto, de segunda a sexta-feira, dentro do horário de funcionamento das mesmas.

Andrea Inocente

  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Saúde de Rio Preto recebe prêmio Inovasus Saúde promove mutirão em igreja no domingo Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões