Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto inaugura Centro Clínico de Pesquisas - Saúde -  - Releases
LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto inaugura Centro Clínico de Pesquisas - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto inaugura Centro Clínico de Pesquisas - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Prefeitura de Rio Preto inaugura Centro Clínico de Pesquisas - Saúde -  - Releases

Prefeitura de Rio Preto inaugura Centro Clínico de Pesquisas

Espaço vai unir pesquisas para vacina contra a dengue e assistência médica aos usuários da UBS da Vila Toninho





A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Famerp e o Instituto Butantan, de São Paulo, inaugurou nesta terça-feira, dia 26, o Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho. O espaço, de 70 metros quadrados, é todo climatizado e conta com dois consultórios, sala de coleta, sala de reuniões, escritório administrativo e banheiro.



Além de pesquisas importantes, como os testes da vacina contra a dengue, o novo ambiente vai contar com atendimento médico gratuito para a população. O serviço funcionará como uma extensão do trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila Toninho.



O chefe do laboratório de virologia e diretor-adjunto de pós-graduação da Famerp, Mauricio Lacerda Nogueira, explica que o Centro vai unir pesquisa e assistência médica em um mesmo espaço.



“Estávamos ocupando um espaço dentro da UBS para estudos da dengue e agora construímos uma área dedicada a dois objetivos principais: dar tranquilidade, espaço e conforto ao cidadão que está participando dos estudos, e ao mesmo tempo ampliando o atendimento dos usuários da UBS da Vila Toninho”, disse.



Rio Preto foi uma das cidades selecionadas para realizar estudos que viabilizem uma vacina contra a dengue. O Governo do Estado de São Paulo destinou R$ 300 milhões de reais para que municípios, instituições de pesquisas e faculdades possam utilizar os recursos na pesquisa cientifica. Rio Preto, inclusive, foi destaque na campanha e ações contra o avanço da doença este ano, sendo convidado a apresentar a estratégia a representantes do Ministério da Saúde, em Brasília.



O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, diz que com o Centro Clínico será possível colocar a cidade na vanguarda da descoberta da vacina contra a dengue.



“Agora temos uma possibilidade única de conseguirmos a vacina em Rio Preto. O Centro eleva muito o nome da cidade. Daqui a 30 anos vão perguntar onde foram realizados os estudos para a vacina da dengue. A resposta poderá ser Rio Preto. Talvez as pessoas não entendam a grandiosidade deste complexo em parceria com a Famerp”, lembrou Aldenis.



O vice-prefeito Eleuses Paiva reforçou a importância do Centro Clínico na região da Vila Toninho.



“Pesquisa e assistência juntas. Rio Preto dá um passo importante visando a melhoria na atenção à saúde no município”.



Texto: Raphael Ferrari

Fotos: Ivan Feitosa


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Plano de Combate à Dengue em Rio Preto é destaque em apresentação no Ministério da Saúde




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões