Prefeitura de São José do Rio Preto
Castramóvel registra 50 inscrições no primeiro dia - Saúde -  - Releases
LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Castramóvel registra 50 inscrições no primeiro dia - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Castramóvel registra 50 inscrições no primeiro dia - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Castramóvel registra 50 inscrições no primeiro dia - Saúde -  - Releases

Castramóvel registra 50 inscrições no primeiro dia

Prioridade no primeiro momento é para os moradores do distrito de Engenheiro Schmitt





No primeiro dia de inscrições para castração de cães e gatos 50 pessoas procuraram a unidade do Castramóvel instalada na UBS do distrito de Schmitt.



Nesta quarta-feira, dia 28, moradores do distrito que aguardavam pela cirurgia nos animais puderam iniciar o agendamento. Uma equipe dos agentes de saúde recebe os pedidos da população.



Neste primeiro momento a prioridade é para quem já é da região do distrito e havia feito anteriormente o pedido de castração no Centro de Combate de Zoonoses de Rio Preto, que também continua realizando as cirurgias. Após isso serão convocadas as pessoas que estão começando a fazer a inscrição nesta semana. A previsão é que nos primeiros dez dias não haverá castração para que se tenha um volume de pedidos e posterior convocação dos donos dos animais.



“Desde as 7 horas da manhã tivemos uma procura bem grande da população. Algumas pessoas procuraram nossa unidade, mas elas não eram da região. Estamos fazendo a recomendação de que elas procurem primeiro o Centro de Zoonoses, porque neste momento o Castramóvel está aqui realmente para um controle das leishmaniose e quem realmente vai ser atendido é da região de Schmitt”, explica a gerente da UBS do distrito de Schmitt, Tamires Aguera Peres.



Elisabete Aparecida, moradora do distrito, não perdeu tempo e logo pela manhã foi fazer sua inscrição. “Muito importante porque além das pessoas que tem cachorro em casa tem muitos que vivem pelas ruas. Melhora um pouco a situação destes cachorros abandonados. Fiquei sabendo e tenho uma cachorrinha de dez anos já castrada, mas adotei um agora e vou aproveitar para castrar”, diz.



Vanderlei Ramos, outro morador do distrito, lembrou que a chegada do Castramóvel tem de ser comemorada. “A gente não tem tempo para ficar levando no zoonoses. Vindo aqui para Schmitt foi uma boa”, afirma.



A dona de casa, Lucimar Costa de Souza, diz que a economia gerada também é outro atrativo. “Muito bom, tenho uma cachorrinha de três anos e financeiramente fica muito caro pra fazer”.



Quem tem interesse em fazer a inscrição deve se dirigir até a unidade móvel levando o comprovante de residência e um documento (RG ou CPF).



Como vai funcionar?

Dois médicos veterinários e outros dois técnicos se reveza em turno para a realização das cirurgias de castração. Os interessados em fazer a castração dos animais devem ir até a unidade móvel na UBS do distrito das 8h30 às 16 horas, para fazer a inscrição. O período de inscrição será de 10 dias para juntar um volume de trabalho e fazer a logística das cirurgias. A pessoa será avisada com até 10 dias de antecedência da cirurgia. Não haverá atendimento clínico e nem aplicação de vacinas na unidade. Todas as outras ações continuarão sendo realizadas pelo CCZ. Serão realizadas de 12 a 30 cirurgias por dia, sempre levando em consideração aspectos como espécie (cão ou gato), macho ou fêmea e porte do animal. Os animais deverão ter idade mínima de 6 meses de vida. O animal será entregue pelo dono no período da manhã. Será avaliado pelo médico veterinário. Não pode ter nenhum tipo de parasita, pulgas e carrapatos. Tem de estar em condições saudáveis. Feito isso, passa por cirurgia e permanece em repouso, se recuperando da anestesia. Sendo devolvido no mesmo dia para o proprietário.


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Rio Preto passa a contar com Castramóvel para a castração de cães e gatos Rio Preto inicia campanha de vacinação antirrábica amanhã, dia 1 Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões