Prefeitura de São José do Rio Preto
Campanha de prevenção ao câncer bucal continua nesta semana - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Campanha de prevenção ao câncer bucal continua nesta semana - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Campanha de prevenção ao câncer bucal continua nesta semana - Saúde -  - Releases

Campanha de prevenção ao câncer bucal continua nesta semana

Câncer de boca é o quarto tipo mais comum entre homens acima dos 40 anos



A Secretaria de Saúde realiza, anualmente, junto à campanha de vacinação contra gripe, a campanha de prevenção ao câncer bucal. No sábado, 4 de maio, dia de mobilização nacional, cerca de 50 estudantes de odontologia da Unirp e da Unilago realizaram exames preventivos de câncer bucal nas unidades de saúde, que permaneceram abertas para a vacinação. Nesta semana, a campanha continua nas unidades, com os estudantes e os dentistas da rede municipal. Além dos exames, os pacientes também estão sendo orientados quanto à prevenção a esse câncer. Os resultados serão enviados às universidades e os usuários serão avisados caso haja algum problema.



Câncer bucal

O câncer bucal é o quarto tipo mais comum entre homens acima dos 40 anos. De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade – SIM – a estimativa de novos casos para 2018 no Brasil foi de 14.700 casos, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres. Em 2015, a doença provocou 5.898 óbitos, sendo 4.672 em homens e 1.226 em mulheres.



As principais causas do câncer bucal são tabagismo ou produtos derivados do tabaco, consumo regular de bebida alcoólica, exposição ao sol sem proteção, infecção pelos vírus HPV e histórico de câncer de boca na família.



Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer bucal tem cura. Por isso, para se prevenir e obter o diagnóstico precoce é preciso realizar o autoexame, observando sempre na cavidade bucal possíveis lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, com sangramentos e em crescimento; manchas e placas brancas ou vermelhas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos no pescoço; rouquidão persistente e dificuldade de engolir ou mastigar.



“A melhor forma de prevenção é o autoexame. Consulte um dentista para avaliações periódicas, pois quando o diagnóstico de câncer é feito na fase inicial o prognóstico é bom, com grande chance de cura. Prevenir é sempre a melhor solução”, afirmou a gerente de Saúde Bucal da Atenção Básica, Ana Maria Pranke.



Letícia Greco


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Dia D vacina mais de 9 mil contra gripe em Rio Preto Infestação do Aedes é de 1,8% em abril Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões