Prefeitura de São José do Rio Preto
Unidades de Saúde ficam abertas neste sábado para vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Unidades de Saúde ficam abertas neste sábado para vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Unidades de Saúde ficam abertas neste sábado para vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases

Unidades de Saúde ficam abertas neste sábado para vacinação contra gripe

Dia D da campanha busca sensibilizar público que ainda não se imunizou





Neste sábado, 4 de maio, dia de mobilização nacional da campanha de vacinação contra gripe, as unidades de saúde permanecem abertas durante todo o dia para imunizar o público-alvo que ainda não se vacinou. Em Rio Preto, as 27 unidades de saúde estarão abertas entre 8h e 17h, incluindo as unidades Vila Elvira, Cidade Jardim e Jardim Gabriela, que estão em reforma.



Além das unidades, outros três postos volantes serão instalados no supermercado Tridico (avenida Alfredo Teodoro de Oliveira, 3.200) e no hipermercado Carrefour (avenida marginal Tancredo Neves, 900), entre 8h30 e 16h30. O outro posto volante ficará no Centro Espírita Francisco de Assis – CEFA – (rua Benedito Guagliardi, 291), entre 8h30 e 12h. A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, também contará com 30 equipes de imunização para vacinar idosos acamados.



Assim como ocorre durante a semana, no sábado a vacinação será exclusiva para os grupos prioritários da campanha: crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, profissionais da saúde, idosos, professores, policiais civis e militares, portadores de doenças crônicas. Para ser vacinado deve-se apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. Quem possui doença crônica deve levar prescrição médica. Já professores, policiais e profissionais da saúde devem apresentar carteirinha que comprove a função.



A campanha continua até o dia 31 de maio.



Cobertura vacinal



A cobertura vacinal da campanha contra gripe em Rio Preto chegou a 39,38%, ou 44.261 pessoas vacinadas. A maior cobertura está entre o grupo das puérperas, com 58,5%, equivalente a 389 doses administradas, seguida do grupo das gestantes com 52,23%, ou 2.112 pessoas vacinadas. Os profissionais de saúde têm a terceira maior cobertura da campanha, com 47,04%, que corresponde a 8.824 doses aplicadas.



Entre as crianças, a cobertura vacinal está em 38,81%, equivalente a 10.226 vacinas administradas. O grupo dos idosos aparece em seguida, com cobertura vacinal de 37,4%, ou 21.460 doses administradas. A pior cobertura da campanha até agora está entre o grupo dos professores, com 24,02%, equivalente a 1.250 vacinados. O grupo tem 5.203 profissionais. A meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupos é de 90%.



Entre os grupos prioritários sem meta, foram vacinados 120 policiais, 18 funcionários do sistema prisional e 5.724 portadores de doenças crônicas.



Câncer bucal



A Secretaria de Saúde realiza, anualmente, junto à campanha de vacinação contra gripe, a campanha de prevenção ao câncer bucal. Neste sábado, 4 de maio, cerca de 50 estudantes de odontologia da Unirp e da Unilago estarão divididos em equipes para realizar exames preventivos de câncer bucal nas unidades de saúde. Os resultados serão enviados às universidades e os usuários serão avisados caso haja algum problema.



Na semana que vem, a campanha continua nas unidades, com os estudantes e os dentistas da rede municipal. Além dos exames, os pacientes serão orientados quanto à prevenção a esse câncer.



Letícia Greco


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Número de exames de ultrassom aumenta 40% na rede municipal Mutirão mobiliza contra dengue e gripe Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões