Prefeitura de São José do Rio Preto
Começa campanha de vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases
LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Começa campanha de vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Começa campanha de vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Começa campanha de vacinação contra gripe - Saúde -  - Releases

Começa campanha de vacinação contra gripe

De 10 a 18 de abril, poderão se vacinar gestantes, puérperas e crianças menores de 6 anos





Começou nesta quarta-feira, 10, a campanha nacional de vacinação contra gripe. Nesta primeira etapa, poderão se vacinar: gestantes, puérperas – mulheres que deram à luz há menos de 45 dias -, e crianças (com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias). A partir do dia 22, a campanha incluirá os demais grupos prioritários: idosos, profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, indígenas e população carcerária.



Em Rio Preto, a expectativa é que até o final da campanha, no dia 30 de maio, 144.641 pessoas sejam vacinadas. Para a primeira etapa, 31.055 pessoas poderão receber as doses, sendo 26.346 crianças; 4.044 gestantes e 665 puérperas. Depois, a estimativa é que 57.373 idosos recebam a vacina, assim como 18.759 profissionais da saúde e 5.203 professores. Para todos esses grupos, a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Para os demais grupos, não há meta.



Este ano, 24 das 27 unidades básicas de saúde vão aplicar a vacina contra a gripe. Nas unidades do Jardim Gabriela, Cidade Jardim e Vila Elvira, as salas estão temporariamente fechadas em decorrência das obras de reformas e ampliação. Os usuários dessas unidades podem se vacinar em unidades próximas de suas residências. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Nas UBS Parque Industrial, Santo Antonio, Eldorado, São Deocleciano, Vetorazzo, Solo Sagrado, Vila Toninho e Jaguaré, as salas ficam abertas até às 19h30.



Dúvidas frequentes



Preciso me vacinar todos os anos?



Se você fizer parte do público-alvo da campanha, sim. A estratégia de vacinação contra gripe é anual por dois motivos:

1. A vacina pode mudar e a proteção da vacina anterior não protegerá o organismo dos tipos de vírus que estão circulando agora. Este ano, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

2. Essa vacina não garante proteção anual superior a oito meses. Como a campanha começa no outono, no próximo ano não haverá a proteção do ano anterior.

“Se a pessoa está dentro do grupo prioritário é porque tem mais riscos de desenvolver complicações em decorrência da gripe, e, portanto, deve se vacinar novamente”, explica a gerente de imunização do município, Michela Barcelos.



Existe alguma contraindicação para a vacina?



A única contraindicação é para pessoas que tiveram alergia grave após doses anteriores. Nas campanhas passadas, a alergia a ovo era considerada uma contraindicação para a vacina. Com os estudos que comprovaram a segurança da vacina em alérgicos a ovo, a vacina poderá ser utilizada.



A vacina contra a Influenza provoca gripe?



Não. A vacina contra a gripe é produzida a partir de vírus mortos e destinada a grupos com fatores de riscos. Na verdade, a vacinação é feita em um período em que outros vírus respiratórios estão circulando, como o Rinovírus, transmissor do resfriado. Mas os sintomas são mais leves do que os provocados pelo vírus Influenza, que provoca febra alta, por exemplo. Há de se levar em consideração também que a vacina contra a gripe tem um prazo de dez a 15 dias para fazer efeito.



A vacina contra a gripe é segura?



Sim, a vacina é segura e eficaz, o que leva a Organização Mundial de Saúde a recomendar que todos os países ofertem este imunobiológico para prevenção da Influenza, sobretudo em populações de maior risco como gestantes, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.



Letícia Greco


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Prefeitura abre licitações para construção e reforma de unidades básicas de saúde Fumacê passa pelos bairros Jardim do Gomes e Jardim Soraya Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões