Prefeitura de São José do Rio Preto
Vigilância Epidemiológica reforça nebulização em diversos bairros - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Vigilância Epidemiológica reforça nebulização em diversos bairros - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Vigilância Epidemiológica reforça nebulização em diversos bairros - Saúde -  - Releases

Vigilância Epidemiológica reforça nebulização em diversos bairros

Ações acontecem nos próximos dias com veículos e máquinas portáteis para combater dengue, zika e chikungunya A Secretaria Municipal de […]





Ações acontecem nos próximos dias com veículos e máquinas portáteis para combater dengue, zika e chikungunya



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que devido à atual situação epidemiológica das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e, conforme previsto no plano de contingência elaborado pela pasta, vai reforçar a nebulização de inseticida por meio de veículo, o popular fumacê.



O objetivo é reforçar a nebulização feita com máquina portátil, que também será continuada, com quatro veículos nas ruas para a aplicação de inseticida por meio de nebulizador pesado acoplado a veículo.



A ação continuará a partir de amanhã (29/02) e acontecerá por três dias consecutivos, portanto, as aplicações ocorrerão na terça, quarta e quinta-feira. O horário de trabalho será das 19h30 até 21h30, devido ao horário de verão. Nesta segunda etapa, os bairros a serem trabalhados serão:    Jardim Alice, Residencial Atlântica, Jardim Gisete, Parque Universo, Residencial Etemp, Jardim Astúrias, Jardim Vista Bela, Residencial Maria Zorita, Jardim das Laranjeiras, Solo Sagrado, Vila Mafalda.  



Para a maior eficiência e proteção da população, a Vigilância Epidemiológica orienta que o inseticida precisa alcançar o interior da residência, assim, devem ser abertas as portas, janelas, cortinas, box de banheiro. Animais domésticos precisam ser protegidos, por exemplo, removendo-os do local ou cobrindo com pano úmido as gaiolas de passarinhos e aquários.



Roupas do varal devem ser retiradas e cobertas ou guardadas; bem como os alimentos e vasilhames de cozinha que estiverem sobre a mesa. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou na impossibilidade de saírem, devem permanecer trancados em um cômodo da casa, vedando a soleira da porta com pano úmido; neste horário não haverá a vistoria dentro da residência, assim, não permita a entrada de pessoas que se alegarem ser agentes de saúde ou nebulizadores. A nebulização será somente na rua.



Máquina portátil



Nestes mesmo dias, porém no período da manhã, a nebulização será feita por meio de máquina portátil nos bairros Jardim Arroyo, Parque Celeste, Jardim Analice, Roseiral, Jardim Estrela, Vila Santa Tereza, Vila Dório, Vila Cristina, Vila Elvira, os quais estavam previstos anteriormente para serem trabalhados com veículo, passarão para a programação da nebulização com máquina portátil. A Vigilância Ambiental solicita aos moradores dos bairros que recebam o funcionário nebulizador da prestadora de serviços Bump. Este funcionário estará sempre uniformizado com calça azul e camiseta vermelha com a logomarca da empresa, sempre portando crachá de identificação com foto e número de documento pessoal.



Caso haja alguma dúvida quanto à identidade do prestador de serviço, favor ligar na Ouvidoria da Secretaria de Saúde através do 0800-7705870. A Secretaria de Saúde continuará a monitorar o quadro epidemiológico destas doenças para o melhor direcionamento das ações de prevenção e controle.


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Secretaria intensifica ações contra risco de epidemia de dengue Rio Preto confirma 303 casos de dengue em janeiro Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões