Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde capacita servidores para combate ao Aedes - Saúde -  - Releases
LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde capacita servidores para combate ao Aedes - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde capacita servidores para combate ao Aedes - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Saúde capacita servidores para combate ao Aedes - Saúde -  - Releases

Saúde capacita servidores para combate ao Aedes

Além da capacitação para os funcionários públicos, a Vigilância também poderá fazer treinamentos externos para interessados em compor equipes de brigadistas





Nos dias 10 e 17 de janeiro, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realiza a capacitação de 700 servidores municipais que vão atuar como brigadistas, ou seja, semanalmente irão realizar as atividades de vistoria e controle contra o mosquito Aedes aegypti, em 350 prédios públicos do município. A capacitação será no auditório da Unip.



A ação atende ao Decreto nº 18.174, de 3 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a criação de equipes de trabalho denominadas “Brigadas contra o Aedes aegypti” no âmbito da Administração direta, indireta e fundacional. Pelo decreto, cabe às equipes brigadistas atuar de forma preventiva, identificar áreas de risco e divulgar para o público interno informações educativas sobre medidas para manter o ambiente livre de focos do mosquito.



“Consideramos a criação desta brigada um avanço, pois a vistoria semanal é a periodicidade ideal para combater a proliferação do mosquito. Esperamos também que esta ação sirva de exemplo à sociedade e que a iniciativa seja difundida e copiada por associações de bairros, empresas e condomínios”, afirmou o gerente da Vigilância Ambiental, Abner Alves.



Além da capacitação para os funcionários públicos, a Vigilância também poderá fazer treinamentos externos para interessados em compor equipes de brigadistas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 3238-1334.



Arboviroses



Dengue

Em 2018, foram registrados 674 positivos de dengue em Rio Preto – quatro com sinais de alarme e um caso grave. No total, foram notificados 3.705 casos, dos quais 2.671 descartados. Outros 360 permanecem em investigação. Não houve registro de óbito pela doença no município neste ano.



Os meses com maiores registros foram março (389, dos quais 88 positivos), abril (424, com 109 positivos) e maio (443, com 107 positivos). Setembro registrou o menor número de notificações, com 190 casos, dos quais apenas 12 positivos.

Zika

Os casos de zika vírus neste ano somam 272 notificações, sendo que 104 foram confirmadas, entre elas duas gestantes. Outras 157 já foram descartadas e 11 ainda estão em investigação.



Chikungunya

Os casos de chikungunya, que, assim como os de dengue e zika são transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti, contabilizam 99 notificações este ano. Foram confirmados 12 casos, 82 foram descartados e 5 ainda estão em investigação.


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Saúde atualiza dados de doenças em 2018 Centro Médico de Especialidades encerra ano com 92,57% de satisfação Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões