Prefeitura de São José do Rio Preto
SAMU e UPAs funcionam 24h durante festividades - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
SAMU e UPAs funcionam 24h durante festividades - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



SAMU e UPAs funcionam 24h durante festividades - Saúde -  - Releases

SAMU e UPAs funcionam 24h durante festividades

Tanto as ligações para o 192 quanto para o 193 podem ser feitas de telefones fixos e móveis e são gratuitas





Tanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) quanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Preto funcionam 24h e não param durante as comemorações de fim de ano. Além disso, para os atendimentos de urgência, munícipes também podem contar com o Serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros – 193. Tanto as ligações para o 192 quanto para o 193 podem ser feitas de telefones fixos e móveis e são gratuitas.



SAMU



O SAMU 192 foi implantado em Rio Preto em 2004 e conta com oito viaturas de Suporte Básico de Vida (USB) e três Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA), além de motolâncias (motocicletas-ambulâncias) e uma Central de Regulação Médica de Urgência – CRU. São 152 servidores, sendo 37 médicos, que se revezam para garantir o atendimento às mais de 400 chamadas diárias, durante 24h.



Como sede do SAMU 192 Regional, cabe a Rio Preto regular as urgências de 31 municípios da microrregião, com população estimada, segundo o IBGE, de aproximadamente 800 mil habitantes. O serviço é habilitado e qualificado por cumprir todos os requisitos e diretrizes do Ministério da Saúde, tanto na organização administrativa quanto na assistencial.



Apesar de ser um serviço de tempo integral, o SAMU visa atender exclusivamente casos de urgências, como nos que há risco de morte, sequelas e sofrimento intenso. O SAMU 192 deve ser chamado em situações como: problemas cardiorrespiratórios, intoxicações, queimaduras, trabalhos de parto com risco de morte, tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito, afogamento, choques elétricos, infarto ou AVC, agressão por arma e crises convulsivas. Em Rio Preto, o encaminhamento aos hospitais públicos também é feito por meio da regulação do SAMU.



Ao chamar o SAMU, é importante manter a calma e passar o máximo de informações que forem solicitadas. Quanto maior o número de informações, mais precisa será a decisão para o tipo de atendimento que será feito.



UPAs



Rio Preto conta com três UPAs (Tangará, Jaguaré e Norte) e dois Prontos-Socorros Municipais (Vila Toninho e Santo Antonio). Nas cinco unidades de urgência e emergência, o atendimento é 24h. Diferentemente das unidades básicas de saúde (UBS), onde os pacientes são acompanhados regularmente, e há salas de vacinação e dispensação de remédios, as UPAS têm como objetivo o atendimento às urgências. Quando há necessidade de encaminhamento aos hospitais para cirurgias ou a realização de exames complementares, os pacientes são levados pelo SAMU.



Os atendimentos prestados pelas UPAs são gratuitos e o serviço funciona de portas abertas, ou seja, qualquer pessoa pode ser atendida para os casos de urgência e emergência.


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Rio Preto já emitiu 8.525 Certificados Internacionais de Vacinação Centro Médico de Especialidades encerra ano com 92,57% de satisfação Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões