Prefeitura de São José do Rio Preto
Campanha de combate às hepatites virais leva testagem às feiras livres - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Campanha de combate às hepatites virais leva testagem às feiras livres - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Campanha de combate às hepatites virais leva testagem às feiras livres - Saúde -  - Releases

Campanha de combate às hepatites virais leva testagem às feiras livres

Na semana que vem, a equipe continua a testagem: no Parque Rio Preto, no dia 6; na Feira do Cecap, no dia 9; e, no Mercadão, no dia 10. No dia 14, a área da bocha do bairro Maceno recebe a equipe



A Campanha Municipal de Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais começou no dia 28 de julho e continuará até 17 de agosto. Nesta sexta-feira, 3, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará na Feira do Jardim Paulista para a realização de testes. A ação é gratuita e aberta a toda a população.



Na semana que vem, a equipe continua a testagem: no Parque Rio Preto, no dia 6; na Feira do Cecap, no dia 9; e, no Mercadão, no dia 10. No dia 14, a área da bocha do bairro Maceno recebe a equipe.



Fazer o teste é importante porque as hepatites virais costumam ser assintomáticas. “Por conta disso, é mais difícil de as pessoas obterem o diagnóstico precoce. Orientamos a fazer o teste, visto que as situações de risco para essas doenças são bastante amplas”, explica a enfermeira Diene Trajano, gerente do Departamento de Atenção Especializada. Estima-se que pelo menos 3 mil pessoas tenham hepatite viral em Rio Preto e não saibam.



Hepatites Virais



Existem cinco tipos de hepatites: A, B, C, D e E. As hepatites A e E são doenças contagiosas, cuja transmissão é fecal-oral, por contato direto entre pessoas ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já as hepatites B e C são infecciosas, presentes no sangue, e em outros fluidos corporais, sendo a hepatite B considerada doença sexualmente transmissível. Entre as causas de transmissão estão: relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de material pérfuro-cortante, incluindo o uso de drogas e transfusão de sangue contaminado.



Os principais sintomas das hepatites virais são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dores abdominais, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes esbranquiçadas, mas na maioria dos casos a doença é assintomática. Quando não tratadas, as hepatites B e C podem evoluir para cirrose e câncer no fígado. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.



Em Rio Preto, 26 pessoas foram diagnosticadas com hepatite B, em 2017, e 143 com hepatite C, no mesmo período. Tanto para a hepatite A quanto para a B existem vacinas. Para a primeira, a imunização é feita em esquema de dose única, com um ano e três meses de vida.



Já para a hepatite B, o esquema completo é feito com três doses para adultos e quatro doses para crianças, sendo a primeira logo após o nascimento e outras três doses aos dois, quatro e seis meses de vida. A cobertura vacinal do município para essa faixa etária está em 96,8%. A vacina entrou no calendário de rotina em 1998. Todas as unidades de saúde de Rio Preto vacinam contra as hepatites A e B.



Dias, locais e horários de testagens durante a Campanha:



3/8: Feira do Jardim Paulista, das 7h às 11h

6/8: Parque Rio Preto, das 18h às 21h

9/8: Feira do Cecap, das 7h às 11h

10/8: Mercadão, das 9h às 13h

14/8: Bocha Maceno, das 14h às 17h


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Município registra 19 casos de dengue em julho Semana Mundial de Aleitamento Materno começa com exposição fotográfica Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões