Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove capacitação para agentes de saúde - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove capacitação para agentes de saúde - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Saúde promove capacitação para agentes de saúde - Saúde -  - Releases

Saúde promove capacitação para agentes de saúde

Entre os temas abordados estava a Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)




A Secretaria de Saúde de Rio Preto realizou nesta quinta-feira, 26, na Sociedade Paulista de Medicina, uma capacitação para agentes de saúde e de endemias. Participaram 320 funcionários.



 



Entre os temas abordados estava a Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada no ano passado, e que promove importantes mudanças nesse setor do atendimento público em saúde, bem como seu fortalecimento.





Não só Rio Preto, como todo o Brasil, tem investido na Rede de Atenção Básica, por ser a porta de entrada do usuário no sistema público de saúde. Na semana passada, o Ministério da Saúde esteve no município, onde promoveu um encontro de todo o noroeste paulista para a construção de uma agenda pública de melhorias na rede.



Além da capacitação, a Saúde agradeceu pelo trabalho dos agentes, que são os principais atuantes em campanhas, contribuindo para a melhoria de índices de saúde, como a redução de 98% dos casos de dengue em 2017, comparados aos números do ano anterior, o alcance de dois mil cadastros no E-SUS (cadastro nacional do SUS) e o trabalho para avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).



“O agente é o grande elo das equipes de Estratégia Saúde da Família, pois eles moram no território onde atuam, ou seja, vivenciam os problemas daquela comunidade. Eles são nossos olhos, boca e ouvidos, pois sabem transmitir as mensagens melhor que qualquer outro profissional da equipe e transformam o ambiente em que vivem”, comentou a gerente da Estratégia Saúde da Família, Paula Sodré.



 



Em Rio Preto, uma das melhorias alcançadas em 2017 pela Atenção Básica foi o acréscimo de 18 equipes de Saúde da Família na rede, passando de 40 para 58 equipes, e ampliando, de 33% para 47,5%, a cobertura no município. Atualmente, das 27 unidades básicas de saúde de Rio Preto, 24 possuem equipes da Saúde da Família.

  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Saúde amplia ginástica laboral para funcionários Campanha de prevenção às hepatites virais começa sábado Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões