Prefeitura de São José do Rio Preto
Audiência pública na Câmara mostra avanços na Saúde Municipal - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Audiência pública na Câmara mostra avanços na Saúde Municipal - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Audiência pública na Câmara mostra avanços na Saúde Municipal - Saúde -  - Releases

Audiência pública na Câmara mostra avanços na Saúde Municipal

Em audiência pública na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde fez prestação de […]


Em audiência pública na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde fez prestação de contas sobre suas ações no município no primeiro quadrimestre do ano. Em diversos segmentos da pasta houve significativo aumento da atenção à população, comparado ao mesmo período do ano passado. Por exemplo, de acordo com a Lei Federal 141/2012, haveria necessidade de investir 15% dos recursos do município em Saúde, ou seja, cerca de R$ 55,3 milhões, mas o investimento foi de R$ 64,7 milhões, ou 17%.



Um dos dados que chamaram a atenção de vereadores e cidadãos presentes à sessão legislativa foi relativo às consultas feitas pela Atenção Básica. Em 2017, foram 659,6 mil consultas, contra 676,8 mil neste quadrimestre, ou seja, quase 18 mil consultas a mais que no ano passado. Destas, 116 mil foram de clínica médica, o que significa cerca de 30 mil consultas por mês. Nas consultas de especialidades registrou-se aumento de 12%, graças à estrutura oferecida pelo Centro Médico de Especialidades, inaugurado em 8 de janeiro no Plaza Avenida Shopping.



10 VEZES MAIS – Outro dado importante trata dos exames realizados no Complexo Pró-Saúde. Por exemplo, foram registrados 294 exames de endoscopia no primeiro quadrimestre de 2017 e, agora, foram 2.412 no mesmo período, quase dez vezes mais. O setor de ortopedia implantado nas UPAs Jaguaré e Tangará realizou 9,3 mil atendimentos, com resolução local, reduzindo drasticamente o encaminhamento de pacientes aos hospitais e agilizando a cura.



DENGUE, MENOR EM 10 ANOS – A luta contra a dengue também mostrou avanços importantes. No primeiro quadrimestre registrou 116 casos positivos. Esse número, até aqui, é 63% menor do que o resultado do mesmo período no ano passado, quando foram registrados 384 casos positivos. Com isso, a Saúde Municipal registra o menor número de casos de dengue dos últimos 10 anos no quadrimestre.



 



ZOONOSE EM DESTAQUE – O trabalho no setor de Zoonoses da secretaria também apresentou avanços bastante positivos, em comparação aos do ano passado. Em 2018, foram castrados 2.265 cães e gatos, um total 52% superior ao do ano passado, graças ao investimento feito este ano na contratação de mais veterinários e na aquisição de equipamentos.

  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Decreto de emergência garante escolas e hospitais Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões