Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove atividades em favor da luta antimanicomial - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove atividades em favor da luta antimanicomial - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Saúde promove atividades em favor da luta antimanicomial - Saúde -  - Releases

Saúde promove atividades em favor da luta antimanicomial



A Secretaria de Saúde de Rio Preto promove uma série de atividades durante todo o mês de maio em favor da luta antimanicomial, comemorada no próximo dia 18, data que marca a Reforma Psiquiátrica no Brasil. As ações serão realizadas na rede de serviços próprios, como os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), e locais públicos, junto à comunidade.



A programação conta com apresentações musicais e culturais, exposição de peças confeccionadas em oficinas terapêuticas por pacientes e familiares, sessões de cinema com usuários, rodas de conversa e atividades físicas. No dia 19, a praça Rui Barbosa será palco da manifestação cultural “O que você vê quando me vê?”, com parceria da UNIP.

Toda a programação está disponível neste link.



Movimento de Luta Antimanicomial



O Movimento de Luta Antimanicomial foi instituído em 1987, depois do Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru (SP), que apresentou o tema “Por Uma Sociedade Sem Manicômios”. Como resultado do evento, foi instituída a Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redefine o modelo assistencial em saúde mental.



Em Rio Preto, as ações realizadas durante o mês do Movimento de Luta Antimanicomial acontecem desde 2002, ano em que o município adotou os CAPS, e contam com o apoio do Conselho Regional de Psicologia.



Rede de Saúde Mental do Município



A rede de saúde mental de Rio Preto atua tanto na Atenção Básica, dentro das unidades de saúde, quanto na Atenção Especializada, através dos seis Centros de Atenção Psicossocial, sendo três infantojuvenis, dois do tipo Álcool e Drogas (Caps A/D), destinados a cuidar de casos de dependência, e um destinado aos cuidados com os adultos.



Comissão Intersetorial de Saúde Mental



A Saúde Mental do município conta ainda com o apoio da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), que foi reinstalada em 2016, e tem como finalidade o acompanhamento da política de saúde mental no âmbito municipal e o fornecimento de subsídios ao Conselho Municipal de Saúde sobre a saúde mental.



As ações do CISM têm por objetivo garantir a continuidade da reorientação do modelo de atenção à saúde mental e da reforma psiquiátrica e o acompanhamento da implementação da Lei nº 10.216/2001.


  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior ‘Vamos falar de Alzheimer?’ é tema de roda de conversa Saúde de Rio Preto recebe quatro novas ambulâncias Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões