Prefeitura de São José do Rio Preto
‘Vamos falar de Alzheimer?’ é tema de roda de conversa - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
‘Vamos falar de Alzheimer?’ é tema de roda de conversa - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



‘Vamos falar de Alzheimer?’ é tema de roda de conversa - Saúde -  - Releases

‘Vamos falar de Alzheimer?’ é tema de roda de conversa



Cerca de 200 pessoas entre idosos, profissionais das secretarias de Assistência Social e Saúde e representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI - participaram da Roda de Conversa: ‘Vamos Falar do Alzheimer?’. O evento aconteceu nesta sexta-feira (20/04), no SESC.


O encontro foi organizado pelo Serviço de Proteção Social, da Secretaria de Assistência, em parceria com CMDI, SESC e teve a participação da médica geriatra e coordenadora da Abraz - Associação Brasileira de Alzheimer - Silvia Soares, da roteirista, Cintia Sumitani,  e do diretor do filme “Minha mãe, Minha filha”, Alexandre Estevanato.


O filme, exibido antes da Roda de Conversa, retrata o convívio familiar de quem tem a doença Alzheimer e de quem convive com o doente e quem é o cuidador diretamente. Uma emocionante história vivida pelas atrizes Eva Wilma e Helena Ranaldi.


O bate papo sobre a doença foi mediado pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Caldeira e pela coordenadora do Centro de Convivência do Idoso – CCI – Cláudia Martins.


A coordenadora da Abraz, a geriatra Silvia Soares tirou dúvidas sobre os sinais da doença no paciente, apresentou sugestões e orientações para o envelhecimento saudável e destacou a importância do cuidador do idoso. “Toda última quarta-feira do mês, profissionais e familiares dos doentes, nos reunimos na Casa de Portugal, às 18 horas, para troca de experiências e orientações. O encontro é aberto à população”, disse a médica geriatra.


Os idosos que frequentam os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS e CREAS interagiram tirando dúvidas sobre a doença, contando suas experiências de vida com familiares que têm Alzheimer, refletindo sobre preocupações em relação a própria saúde física e psíquica, bem como se identificando muitas vezes com os personagens do curta metragem.


Mara Luíza Alves dos Santos

  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 Saúde promove atividades em favor da luta antimanicomial Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões