Prefeitura de São José do Rio Preto
Medicamento de pré-exposição ao HIV começa a ser usado em Rio Preto - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Medicamento de pré-exposição ao HIV começa a ser usado em Rio Preto - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Medicamento de pré-exposição ao HIV começa a ser usado em Rio Preto - Saúde -  - Releases

Medicamento de pré-exposição ao HIV começa a ser usado em Rio Preto


Rio Preto é uma das 35 cidades do Brasil escolhidas pelo Ministério da Saúde para receber o medicamento Truvada, um antirretroviral de pré-exposição ao HIV. A PrEP – Profilaxia Pré-exposição – é uma estratégia de prevenção nova que será implementada para pessoas não infectadas pelo vírus. No município, a PrEP começa a ser utilizada nesta terça-feira, 6. "Esse medicamento age bloqueando a multiplicação do vírus HIV, caso haja contato com o vírus", explicou a gerente do programa de DST/AIDS, Maria Amélia Zanon.


Inicialmente, o Ministério da Saúde havia encaminhado as medicações para atender seis pacientes de Rio Preto, mas o número foi ampliado para 15 pacientes, que iniciam o tratamento ainda este mês. A medicação será fornecida mensalmente pelo Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, onde esses pacientes já são tratados.


"Eles serão acompanhados mensalmente. Cada vez que vierem buscar o remédio terão de fazer exames de patologia clínica para analisarmos os efeitos da medicação e fazer testes rápidos para o HIV", afirmou.


Os pacientes escolhidos para receberem a PrEP se enquadram em critérios definidos pelo Ministério da Saúde, como não ser portador do vírus HIV e ter histórico de vulnerabilidade de doenças como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Casais sorodiscordantes, profissionais do sexo, transexuais e homens que fazem sexo com homens também poderão receber a medicação.


A PrEP é uma forma de prevenção combinada. O preservativo deve continuar sendo utilizado para prevenir as IST. "O preservativo ainda é a forma mais segura de proteção ao HIV e às outras doenças, inclusive porque a ação do Truvada é exclusivamente para o vírus HIV, e não para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites virais", finalizou.


Vale ressaltar que em Rio Preto todas as unidades de saúde, inclusive as de média complexidade, possuem insumos de prevenção, que podem ser retirados gratuitamente sem necessidade de identificação do interessado.
  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Saúde promove ações no Carnaval para prevenção às IST Saúde leva informação e prevenção para foliões Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões