Prefeitura de São José do Rio Preto
Começa o I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Começa o I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Começa o I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil - Saúde -  - Releases

Começa o I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil


Congresso tem o objetivo de debater assuntos importantes da saúde mental infantilComeçou nesta quinta-feira, 11, o I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil. O evento é realizado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio do Núcleo de Saúde Mental. Neste primeiro dia cerca de 250 pessoas participaram do Congresso, que reuniu médicos, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, para palestras e mesas de debates.


O Congresso é um desdobramento do projeto de Educação Permanente "Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial – linha Infantojuvenil", desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver ações para qualificar o processo de trabalho voltado para a saúde mental de crianças e adolescentes.


"Esse projeto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, fizemos uma troca de experiências com uma rede preceptora, e na segunda, que é a que estamos agora, temos como foco o processo de trabalho e a rede de atenção psicossocial, que inclui todos os serviços de saúde mental do município. O Congresso encerra todas essas atividades", explica Daniela Pavan Terada, coordenadora de saúde mental da Atenção Especializada.


O projeto começou a ser desenvolvido em 2013 e a primeira etapa, em 2014. As ações de intercâmbio de experiências foram realizadas com a cidade de Recife. Em 2016 e 2017, foram desenvolvidas as outras ações de Educação Permanente.


O Congresso tem o objetivo de debater temas relevantes, como a violência doméstica e sua repercussão na saúde mental da criança e do adolescente, dificuldades comportamentais, cuidados com a saúde mental, e uso de drogas na adolescência.


"Nos últimos quatro anos, a rede de saúde mental do município tem investido na identificação precoce de transtornos mentais, para poder identificar os problemas cada vez mais cedo e intervir, pois o prognóstico sempre é melhor quando o diagnóstico é precoce", conclui.


A rede de atenção psicossocial infantojuvenil de Rio Preto é formada por três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantojuvenis e dois Caps Álcool e Drogas (Caps A/D), que oferecem suporte aos adolescentes que têm problemas com dependência de drogas.


 


Serviço:


I Congresso de Saúde Mental Infantojuvenil


Data: 11 e 12 de janeiro


Horário: das 8h30 às 17h


Local: Teatro Paulo Moura – Av. Duque de Caxias, 3.900 – Anexo ao Complexo Swift



 


Confira a programação:


12/1/18 (sexta-feira):


-8h: Recepção e Apresentação: II Fórum Municipal Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil


-8h30: Conferência "Linha de Cuidado Infantojuvenil na Rede de Atenção Psicossocial", com Cristiana Beatrice Lykouropoulos (Fonoaudióloga, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Educação, supervisora clínico-institucional de CAPS II).


-9h30: Dúvidas da plenária


-10h30: Manifestação de propostas e aprovação pela plenária


-13h: Recepção e Apresentação 


-13h30: Conferência "Drogas na Infância e Adolescência: Compreender para Prevenir", com  José Robson Samara Rodrigues de Almeida Junior (Psiquiatra da Infância e Adolescência – SMS/SJRP; HABM/SJRP; PAI/Jaci)


-14h45: Discussão da mesa, com Edna Cristina Thomé de Souza (Pedagoga; Coordenadora da Comunidade Terapêutica Só Por Hoje - SJRP; conselheira do CONDECA/SP e do CMDCA/SJRP);  Cristiana Beatrice Lykouropoulos (Fonoaudióloga, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Educação, supervisora clínico-institucional de CAPS II) e Luciana Aparecida Nogueira Da Cruz (Psicóloga – Mestre e Doutora em Educação pela UNESP; Depto. de Educação da UNESP/SJRP)


-16h: Dúvidas da plenária e encerramento do evento.
  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Rio Preto inaugura o Centro Médico de Especialidades (CME) Vacinação contra Febre Amarela em Rio Preto Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões