Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove ações no Dia da Luta pela Inclusão Social - Saúde -  - Releases
MEDICAMENTOS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove ações no Dia da Luta pela Inclusão Social - Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde promove ações no Dia da Luta pela Inclusão Social - Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Saúde promove ações no Dia da Luta pela Inclusão Social - Saúde -  - Releases

Saúde promove ações no Dia da Luta pela Inclusão Social


A Secretaria de Saúde de Rio Preto iniciou nesta segunda-feira, 11, uma série de ações de educação permanente, em comemoração ao Dia da Luta pela Inclusão Social (26/9). "Hoje, ministramos uma palestra para os ginecologistas e para a equipe multiprofissional dos núcleos de atendimento à saúde da família sobre a rede de reabilitação do município. Ainda teremos uma série de atividades com esta temática no decorrer do mês", disse a gerente de reabilitação, Lilian Rossi.


As capacitações para os profissionais da saúde com foco na pessoa com deficiência continuam até dia 27 de setembro. Serão capacitados profissionais da rede municipal de saúde como enfermeiros, pediatras, clínicos gerais, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e agentes administrativos. "O objetivo é sensibilizar os profissionais para o melhor atendimento para a pessoa com deficiências física, mental, auditiva e visual", completou.


No dia 23, às 9h, a Saúde em parceria com o Rotary Clube de Rio Preto, promove uma caminhada no lago 2 da Represa, em comemoração ao Dia da Luta pela Inclusão Social, com o objetivo de chamar a atenção para a causa.


Rede de reabilitação em Rio Preto


A rede de reabilitação de Rio Preto é um serviço municipal que atende aos diversos tipos de deficiência e é composta por três unidades: Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), Núcleo Municipal de Reabilitação (CER II) e Unidade de Urgência em Fisioterapia (UUF).


NIR


O Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) é um serviço público municipal de saúde destinado ao atendimento de pessoas que necessitam de reabilitação no Nível Intermediário de Referência, ou Média Complexidade.


Os serviços oferecidos são fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e enfermagem.


Núcleo Municipal de Reabilitação (CER II)


O Núcleo Municipal de Reabilitação (NMR) é um serviço público municipal de saúde destinado ao atendimento de pessoas com deficiências físicas e disfunções permanentes ou transitórias, causadas principalmente por acometimentos neurológicos como traumatismo crânio-encefálico (TCE), acidente vascular encefálico (AVE), lesão medular, paralisia cerebral, doenças neurológicas progressivo-degenerativas e malformações, sendo referência também para os casos de amputações, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, queimados, disfunção vestibular, paralisia facial, disfagia e suplementação nutricional.


Os serviços oferecidos no NMR são fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem, ortopedia, fisiatria, serviço social e a dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. O atendimento ocorre de forma interdisciplinar, com foco na reabilitação, visando à integralidade do indivíduo, sua máxima autonomia e independência, até o alcance da meta funcional estabelecida pela equipe, de acordo com o prognóstico de cada paciente. A preparação para alta envolve orientação familiar e encaminhamento para outras atividades com vistas à manutenção dos objetivos alcançados.


Unidade de Urgência em Fisioterapia


A Unidade de Urgência em Fisioterapia (UUF) é um serviço público municipal de saúde destinado ao atendimento imediato (sem agendamento prévio) de pacientes com dores musculoesqueléticas agudas tais como dores na coluna, hérnias de disco, tendinite, distensão muscular, torcicolo, cefaleia tensional, dores nas articulações, contusões, entorses e, também, com afecções respiratórias agudas (pneumonia).


Por se caracterizar como serviço de urgência, apresentando melhora da dor aguda o paciente recebe alta, sendo encaminhado para um grupo de fisioterapia preventiva da Atenção Básica ou para o Núcleo Integrado de Reabilitação.
  View this article in PDF format Print article

Outras notícias:
Notícia anterior Começa campanha de vacinação antirrábica na zona rural Campanha de multivacinação tem Dia D no sábado Próxima notícia




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões