Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde -  - Releases
LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde -  - Releases
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Saúde -  - Releases
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Saúde -  - Releases

18/09/2019
Em 20 dias, Castramóvel registra 465 interessados
A unidade do Castramóvel instalada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Engenheiro Schmitt registrou em 20 dias, 465 cadastros de pessoas interessadas em castrar cães e gatos. Inaugurada no fim de agosto a unidade vinha recebendo nestes primeiros dias de setembro inscrições dos donos dos animais. As cirurgias de castração começaram na segunda-feira, dia 16. No entanto, mesmo com grande número de procura no segundo dia de castração, voltado apenas para as cirurgias em gatos, cerca de 50% dos inscritos acabaram não comparecendo à unidade.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vanessa Aoki, alerta para a importância do comparecimento dos donos dos animais no dia e horário marcados na unidade. “Ainda é possível fazer o cadastro, mas a pessoa que faz o cadastro tem de ter o comprometimento de não faltar no dia da cirurgia. No segundo dia, seis pessoas faltaram, foram seis vagas perdidas. Pedimos também que as pessoas não se atrasem”, diz.

O Castramóvel foi oficialmente entregue pela Prefeitura de Rio Preto, por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e da diretoria do Bem-Estar Animal, ambos ligados à Secretaria de Saúde, no dia 28 de agosto. A unidade está instalada no estacionamento da UBSF do distrito de Schmitt, na Rua Otávio Zanetone, nº 158. Os cadastros para castração de cães e gatos podem ser feitos das 8h30 às 12h e 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Até o fim do ano o Castramóvel permanecerá no distrito e atenderá prioritariamente os donos de animais da região que já estavam na fila do cadastro do CCZ. A escolha é estratégica já que além do controle da população de cães e gatos, historicamente existe grande número de animais positivos para a Leishmaniose Visceral, doença transmissível para humanos...
17/09/2019
Com 26 casos confirmados Secretaria de Saúde intensifica ações contra o Sarampo
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, continua com ações voltadas ao combate do surto de casos de sarampo na cidade. Até o momento foram 26 casos registrados da doença.

Não ocorriam casos de sarampo em Rio Preto desde 1999, quando foi registrado o último caso. Em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo no país. No entanto, com a migração de Venezuelanos pelo Estado de Roraima em meados de 2017, o vírus voltou a circular em diversas regiões. Neste ano, o Estado de São Paulo apresentou aumento de casos de sarampo e em Rio Preto foi observada a entrada do vírus em um surto importado no mês de julho.

Segundo a gerente do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a doença precisa ser evitada já que é totalmente controlada por meio da vacinação. “Estamos fazendo todas as medidas que são recomendadas pelo Ministério da Saúde que inclui a vacinação de rotina que é a medida mais eficiente de controle. Se as pessoas se vacinarem, mantiverem sua situação vacinal atualizada, teremos menos pessoas suscetíveis e o vírus terá dificuldade de se manter em circulação na cidade”, explica.

A vacina é a Tríplice Viral que combate ao mesmo tempo Sarampo, Caxumba e Rubéola. Ela faz parte do calendário oficial do Governo Federal para crianças, adolescentes e adultos. Neste momento, por conta do surto da doença, bebês de 6 a 11 meses estão tomando uma dose chamada de “dose zero”. Esta dose extra não será válida para a rotina, ou seja, ela deverá ser repetida posteriormente...
31/08/2019
Rio Preto inicia campanha de vacinação antirrábica amanhã, dia 1
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima quinta-feira, 1º de agosto, a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Durante todo o mês, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará em postos fixos da cidade para vacinar os animais. Nesta etapa, a vacinação será feita somente na zona urbana do município, de segunda a sábado.

Nos meses de setembro e outubro, a campanha se desloca para a zona rural, com postos volantes durante a semana e fixos aos sábados. Os dias e locais estão disponíveis no site da prefeitura.

Em 2018, foram vacinados 19.892 cães e 2.703 gatos durante a campanha.

Orientações
Todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, devem ser vacinados anualmente, pois a raiva é uma doença letal para os animais e pode ser transmitida aos seres humanos. Caso não seja possível levar os pets a um posto de vacinação durante a campanha, os responsáveis podem levá-los ao Centro de Zoonoses, que fica aberto o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Recomenda-se que os cães sejam levados com guia e coleira, e focinheira, caso sejam bravos. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte.

A vacina só é contraindicada no caso de animais prenhes e doentes...
28/08/2019
Castramóvel registra 50 inscrições no primeiro dia
No primeiro dia de inscrições para castração de cães e gatos 50 pessoas procuraram a unidade do Castramóvel instalada na UBS do distrito de Schmitt.

Nesta quarta-feira, dia 28, moradores do distrito que aguardavam pela cirurgia nos animais puderam iniciar o agendamento. Uma equipe dos agentes de saúde recebe os pedidos da população.

Neste primeiro momento a prioridade é para quem já é da região do distrito e havia feito anteriormente o pedido de castração no Centro de Combate de Zoonoses de Rio Preto, que também continua realizando as cirurgias. Após isso serão convocadas as pessoas que estão começando a fazer a inscrição nesta semana. A previsão é que nos primeiros dez dias não haverá castração para que se tenha um volume de pedidos e posterior convocação dos donos dos animais.

“Desde as 7 horas da manhã tivemos uma procura bem grande da população. Algumas pessoas procuraram nossa unidade, mas elas não eram da região. Estamos fazendo a recomendação de que elas procurem primeiro o Centro de Zoonoses, porque neste momento o Castramóvel está aqui realmente para um controle das leishmaniose e quem realmente vai ser atendido é da região de Schmitt”, explica a gerente da UBS do distrito de Schmitt, Tamires Aguera Peres.

Elisabete Aparecida, moradora do distrito, não perdeu tempo e logo pela manhã foi fazer sua inscrição. “Muito importante porque além das pessoas que tem cachorro em casa tem muitos que vivem pelas ruas. Melhora um pouco a situação destes cachorros abandonados. Fiquei sabendo e tenho uma cachorrinha de dez anos já castrada, mas adotei um agora e vou aproveitar para castrar”, diz.

Vanderlei Ramos, outro morador do distrito, lembrou que a chegada do Castramóvel tem de ser comemorada. “A gente não tem tempo para ficar levando no zoonoses. Vindo aqui para Schmitt foi uma boa”, afirma...
28/08/2019
Rio Preto passa a contar com Castramóvel para a castração de cães e gatos
A partir desta quarta-feira, dia 28, moradores do distrito de Schmitt que aguardavam pela cirurgia de castração de cães e gatos poderão procurar a unidade do Castramóvel para realizar o procedimento gratuitamente. A Prefeitura de Rio Preto, por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e da diretoria do Bem-Estar Animal, ambos ligados à Secretaria de Saúde, entregou a unidade móvel para início das cirurgias.

Até o fim do ano o Castramóvel permanecerá no distrito e atenderá prioritariamente os donos de animais da região que já estavam na fila do cadastro do CCZ. A escolha é estratégica já que além do controle da população de cães e gatos, historicamente existe grande número de animais positivos para a Leishmaniose Visceral, doença transmissível para humanos. “Neste momento inicial o Castramóvel tem objetivo, exclusivamente, de atender os moradores da área em que pertence o distrito. No entanto, o CCZ vai continuar atendendo normalmente, ou seja, aqueles que estão na fila de castração também serão atendidos na unidade tradicional”, explica o Gerente de Vigilância Ambiental, Abner Henrique Alves.

Dois médicos veterinários e outros dois técnicos vão se revezar em turno para a realização das cirurgias. Os interessados em fazer a castração dos animais deverão ir até a unidade móvel na UBS do distrito das 8h30 às 16 horas, para fazer a inscrição. O período de inscrição vai durar 10 dias para juntar um volume de trabalho e fazer a logística das cirurgias. A pessoa será avisada com até 10 dias de antecedência da cirurgia. Segundo Abner Henrique “não haverá atendimento clínico e nem aplicação de vacinas”. Todas as outras ações continuarão sendo realizadas pelo CCZ. “Após a cirurgia o animal vai receber uma vacina de antibiótico e o dono vai ser orientado em relação aos procedimentos pós-cirúrgicos, mas neste caso, dentro do pacote da cirurgia”, explica....
27/08/2019
Seminário em Rio Preto discute o retorno do Sarampo no Brasil
Com o retorno de casos de Sarampo em várias cidades da região, inclusive em Rio Preto, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, realiza o Seminário: “Alerta Sarampo 2019”, com o palestrante Profº Dr. Marcus Lacerda professor da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO) e professor adjunto da Kent State University (Ohio – EUA).

O seminário tem como objetivo capacitar os profissionais para o diagnóstico precoce e tomada de medidas de controle de surtos. O evento ocorre no dia 3 de setembro, das 8 às 12 horas, no centro de Convenções da Famerp. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/PJrmnRbWm5yYNYyT8

Não ocorriam casos de sarampo em Rio Preto desde 1999, quando foi registrado o último caso. Em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo no país. No entanto, com a migração de Venezuelanos pelo Estado de Roraima em meados de 2017, o vírus voltou a circular em diversas regiões. Neste ano, o Estado de São Paulo apresentou aumento de casos de sarampo e no município observamos a entrada do vírus em um surto importado no mês de julho. Atualmente foram confirmados 16 casos de sarampo...
19/08/2019
Prefeito em exercício visita obras em novas unidades de saúde
O prefeito em exercício Eleuses Paiva e o secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, visitaram na manhã desta segunda-feira, dia 19, Unidades Básicas de Saúde da Família que estão em construção, além da UPA Santo Antônio (região CEU) que passa por reforma e ampliação.

A primeira unidade visitada foi a UBS do Vida Nova Fraternidade II. O novo conjunto habitacional localizado na região Sul, próximo ao residencial Village Dahma e à Estância Bela Vista, vai receber quase 1.300 residências, uma escola de ensino infantil com 1,8 mil m², além da UBS com 777,79 m2, ampliando a estrutura para atendimento à população. As obras são realizadas pela Pacaembu Construtora e entregues à administração municipal. Os prédios serão construídos seguindo os conceitos de acessibilidade e funcionalidade, de acordo com a legislação. Os equipamentos públicos foram pensados para justamente atender as demandas do Fraternidade I e II. A nova unidade de saúde terá 8 salas.

A segunda unidade visitada foi a Unidades Básicas de Saúde da Família do Luz da Esperança. A nova unidade tem custo de R$ 1.934.678,21, sendo R$ 1.076.000,00 viabilizados por emenda parlamentar do então deputado federal Edinho Araújo, e R$ 858.678,21, de contrapartida municipal. A empresa responsável pela obra é CONHIDRO Construção EIRELI EPP. A unidade será construída na rua José Toshiba, no loteamento residencial Luz da Esperança, em uma área de 4.530m2, sendo 625m2 de área construída. Os ambientes internos incluem nove consultórios – para atendimento de odontologia, enfermagem e ginecologia – salas de procedimentos, curativos, coleta, vacina, inalação, farmácia, sala para os agentes de saúde e salas administrativas.

As salas de espera e de recepção serão amplas e climatizadas. A unidade também já será inaugurada, seguindo as normas que preveem acessibilidade. Como diferencial, terá gerador de energia próprio, visando à continuidade dos atendimentos em caso de falta de energia...
16/08/2019
Saúde comemora aniversário do Coletivo Irmãs Down na praça Vivendas
Para marcar o 17 de agosto, data comemorativa de aniversário do Coletivo Irmãs Down, a Prefeitura de Rio Preto e a Secretaria Municipal de Saúde, com a participação parceiros, preparam uma série de atrações que agregam apresentações culturais e performances, com pipoca, bolo, algodão doce, frutas, teatro, reik, auriculoterapia, brincadeiras, gincanas, entre outras atividades, na manhã deste sábado, das 14h às 18h, na praça Vivendas.

A presidente do Coletivo irmãs Down, Stela Atanazio, explica que inicialmente o projeto previa apenas uma comemoração de aniversário do Coletivo Irmãs Down, mas, com parceria e apoio da Secretaria de Saúde, a ação se expandiu e se transformou “nesse lindo projeto”, como ela define.

”Não apenas pela diversão. Quem convive de perto com a causa, sabe da importância de quebrar barreiras da inclusão e transformá-la, apenas, em respeito. É isso que as Irmãs Down procuram”, conta Stela, mãe de Judah Atanazio, 22 anos.

Formada em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte, a artista plástica Stela Maria Atanázio, premiada no Salão Internacional de Joanesburgo em 2010 e no Salão de Arte Contemporânea do Soho NY, no mesmo ano, é a criadora do Método Arte para Todos (arte-terapia) pois não concebe a arte pela arte.

O Coletivo Irmãs Down nasceu da amizade e da feliz coincidência de algumas amigas de longa data que se tornaram mães Down. Estas amigas se reuniam nos finais de semana no Parque Ecológico, onde os filhos brincavam, faziam novas amizades e se relacionavam. Enquanto os filhos brincavam, as mães conversavam sobre suas vivências como mães de filhos Down, suas dúvidas, expectativas e suas vitórias. No encontro do dia 16 de agosto de 2015, tiveram a idéia de criar um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação, trocar informações e também incluir novas famílias com filhos Down. O grupo cresceu e hoje são mais de 220 irmãs e irmãos Down...
16/08/2019
Prefeitura promove mutirão oftalmológico para 900 crianças de escolas públicas de Rio Preto
A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, inicia neste sábado, dia 17, a partir das 8 horas, um mutirão de exames oftalmológicos no Centro Médico de Especialidades, no Plaza Avenida Shopping.

Através do programa, chamado “Saúde Na Escola”, foram realizados exames de acuidade visual em 30 mil alunos da rede pública, desses 900 foram identificados com algum prejuízo visual.

Essas crianças passarão por uma triagem neste sábado com oftalmologistas para avaliar o grau e a necessidade do uso de óculos.

O mutirão tem como objetivo melhorar a saúde das crianças e também o nível do aprendizado...
12/08/2019
Rio Preto e José Bonifácio classificam-se para torneio nacional de Urgência e Emergência
Um campeonato internacional – a World Rescue Challenge – que avalia equipes de socorro em urgência e emergência promoveu no início de agosto, em São Paulo, uma seletiva estadual, que colocou em destaque profissionais da Saúde de Rio Preto e região.

A avaliação, sob responsabilidade da Escola Superior de Bombeiro (ESB), envolve profissionais da saúde pública militares e civis nas modalidades de Salvamento Veicular e Atendimento ao Trauma.

Rio Preto e José Bonifácio, ambas com equipes do SAMU 192, de Rio Preto, participaram do campeonato com profissionais civis, na modalidade Trauma. Os dois municípios foram classificados. Rio Preto foi representada pelos enfermeiros Luana Bueno Garcia, Edenilson Euzébio e Elaine Boreli Gianini.

Os profissionais que trouxeram à região esta grande conquista compõem também o Núcleo de Educação em Urgência (NEU), responsável pelas ações de treinamento para profissionais de 31 municípios que compõe o SAMU 192 Regional, coordenado pelo Departamento de Urgência e Emergência – DUE – da Secretaria Municipal de Saúde...
06/08/2019
Saúde irá contratar mais 202 servidores por concurso público
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta terça-feira, dia 06, edital para o preenchimento de 202 vagas para servidores da área da saúde.

A Fundação Carlos Chagas foi a vencedora do certame, pois ofereceu os menores valores para as taxas de inscrições entre R$ 55 e R$ 75. As inscrições podem ser feitas a partir do próximo dia 8 de agosto (quinta-feira).

São diversas opções, de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 2,5 mil a R$ 16 mil...
02/08/2019
Banco de Leite realiza “Caminhada com Mamaço”
Neste sábado, 3 de agosto, o Banco de Leite Humano de Rio Preto realiza a “Caminhada com Mamaço”, ação que faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno. A concentração será às 9h, no lago 2 da Represa Municipal. A ação conta ainda com a participação do grupo musical “As Valquírias”.

Já na próxima quinta-feira, 8 de agosto, a Semana inclui musicalização com bebês, contação de histórias e conversa sobre aleitamento materno. O encontro será às 8h30, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), e é aberto ao público.

A Campanha é realizada pela Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio do Banco do Leite Humano, e conta com as parcerias da Câmara Municipal, Rotary Club Novo Cinquentenário e Unimed. Este ano, o tema é “empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!” Todas as atividades são gratuitas...
02/08/2019
Deputado Kim Kataguiri visita Secretaria de Saúde
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM) visitou a Secretaria de Saúde de Rio Preto nesta sexta-feira, 2 de agosto, onde se reuniu com o secretário de Saúde Aldenis Borim, a secretária de Educação, Sueli Costa, e os assessores de ambas as pastas, Antonio Baldin e Beto Lofrano.

O deputado destinou uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para a Saúde, que deverá ser utilizada para incremento temporário do teto de média e alta complexidades (Teto MAC). Além desse recurso, em breve, outra verba no mesmo valor, já destinada pelo deputado à Secretaria Municipal de Educação, deve ser recebida por Rio Preto. Ambos os secretários agradeceram pelos recursos...
31/07/2019
Prefeitura inicia obras nas UBSFs Renascer e Cidadania
O prefeito Edinho Araújo e o secretário de saúde Aldenis Borim assinaram na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, ordens de serviço para a execução das obras de reforma e adequação das unidades básicas de saúde Jardim Simões/Renascer e Parque da Cidadania. Vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde e lideranças dos bairros participaram dos eventos.

Os investimentos somarão R$ 71.465,82, sendo R$ 31.600,61 para a UBSF Jardim Simões/Renascer e R$ 39.865,21 para a UBSF Parque da Cidadania, ambos provenientes de emenda parlamentar. A construtora responsável pelas obras é RAC Construções Rio Preto. O prazo para execução é de 120 dias...
30/07/2019
Prefeitura inicia obras de reforma e adequação na UBSF CAIC/Cristo Rei
O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde Aldenis Borim assinaram nesta terça-feira, 30 de julho, a ordem de serviço para a execução das obras de reforma e adequação da UBSF CAIC/Cristo Rei. O investimento é de R$ 68.713,35, provenientes de emenda parlamentar. A construtora responsável pelas obras é RAC Construções Rio Preto.

O prazo para execução é de 120 dias, como foi confirmado pelo diretor da construtora, Rafael Casella, presente à solenidade de assinatura da ordem de serviço na unidade...
26/07/2019
Saúde promove ação no dia mundial de combate às hepatites virais
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a campanha municipal de prevenção e diagnóstico das hepatites B e C, neste sábado, dia 27 de julho, dia mundial de combate às hepatites virais. A ação será na praça Dom José Marcondes, das 9h às 13h.

Durante toda a manhã, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará no local para realizar orientações e procedimentos, como aplicação da vacina contra hepatite B, e testes contra HIV, sífilis e hepatites. A população também poderá pegar insumos de prevenção, como gel e preservativos femininos e masculinos...
26/07/2019
Saúde implanta equipe ampliada na UBSF Vetorazzo
A nova equipe de Saúde da Família, implantada esta semana pelo município na UBSF Vetorazzo, é resultado da integração ensino-serviço, priorizada em Rio Preto e resulta na melhoria da qualidade de atenção à saúde dos moradores da região e na boa formação dos novos médicos.

A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes de saúde da família, e conta também com acompanhamento de alunos de medicina da universidade Unilago. A equipe realizará visitas domiciliares, consultas, encaminhamentos, exames, palestras, curativos, promoção nas empresas e escolas, além de outras ações de saúde pública.

A gerente de Saúde da Família do município, Paula Sodré, destaca a importância dessa iniciativa: “Trata-se de uma equipe diferenciada, pois contará com o apoio da instituição de ensino. A UBSF Vetorazzo vai se beneficiar muito com essa equipe, e os alunos terão formação com uma prática mais humanizada, voltada para a população daquela região, que terá uma assistência mais ampla e, consequentemente, melhores indicadores de saúde...
24/07/2019
Rio Preto promove campanha contra hepatites virais
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, de 27 de julho a 16 de agosto, a campanha municipal de prevenção e diagnóstico das hepatites virais. O objetivo é incentivar a população a fazer os testes para hepatites B e C, HIV e sífilis, favorecendo, portanto, o diagnóstico e tratamento precoces destas doenças.

No sábado, 27, dia mundial de combate às hepatites virais, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará na praça Dom José Marcondes, onde a população poderá realizar testes, tomar a vacina contra hepatite B e receber orientações de prevenção. A equipe também distribuirá insumos de prevenção, como gel e preservativos femininos e masculinos. A ação será das 9h às 13h.

No dia 13 de agosto, a mesma ação será realizada na pista de caminhada da avenida Philadelpho Gouveia Neto, das 18h às 21h, e no dia 15, no Poupatempo, das 8h às 12h. No encerramento da campanha, no dia 16 de agosto, a equipe estará no Mercadão, das 8h às 12h.

Durante toda a campanha, as equipes das unidades básicas de saúde vão intensificar o programa Fique Sabendo, que realiza testes de HIV, sífilis e hepatites, com ações dentro e fora das unidades, para sensibilizar a população quanto à importância da testagem, sempre que passar por uma situação de risco...
24/07/2019
Saúde inicia visitas domiciliares na área da UBS Estoril
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana, na UBS Estoril, visitas domiciliares a pacientes vulneráveis (acamados, idosos, deficientes, crianças, etc) com suas equipes de Agentes Comunitários Saúde da Família (EACS), das quais fazem parte médico, enfermeiro, farmacêutico, agentes comunitários de saúde e técnico de enfermagem.

O médico dr. Renan Marinho realizará 12 horas de visitas domiciliares em todo território de abrangência do CSE Estoril, sempre acompanhado pela equipe, prestando atendimentos como consulta médica, solicitação de exames, solicitação de encaminhamentos, avaliação e orientação sobre a forma de o paciente ingerir e acondicionar medicamentos, curativos, vacinas e orientações gerais para reabilitação e outras finalidades.

A gerente da Estratégia Saúde da Família, Paula Sodré, explica: “As equipes discutem os casos e priorizam as famílias mais vulneráveis, bem como pacientes com dificuldade de acessibilidade. Isso é saúde da família, com uma postura ativa, pois levamos saúde até a população que mais precisa”.

Os bairros que serão atendidos pela equipe são: Bom Jardim, Jardim Bosque da Saúde, Jardim Brasilusa, Fazenda Canela, Jardim Centro, Chácara Municipal, Residencial Cidade Nova, Parque Estoril, Residencial Godoy, Residencial João José de Paula, Jardim Norte, Nosso Senhor do Bonfim, Jardim Nova Redentora, Jardim Novo Mundo, Jardim Ouro Verde, Jardim Panorama, Jardim Pinheiros, Parque Quinta das Paineiras, Jardim Redentor, Vila Santa Cândida, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Luzia, Jardim Santa Maria, Vila São João, Vila São Joaquim, Vila São José, Vila São Manoel, Vila São Pedro, Vila Sinibaldi, Jardim Sul, Jardim Urano...
19/07/2019
Prefeitura inicia construção da nova UBSF Anchieta
O prefeito Edinho Araújo e o secretário de saúde Aldenis Borim assinaram nesta sexta-feira, 19 de julho, a ordem de serviço para início da construção da nova UBSF Anchieta. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Araújo, vereadores, secretários, e conselheiros locais de saúde participaram da cerimônia.

O investimento na obra é de R$ 2.114.632,43, sendo R$ 1.076.000,00 viabilizados por emenda parlamentar do então deputado federal Edinho Araújo, e R$ 1.038.632,43, de contrapartida municipal.

A empresa responsável pela obra é a construtora Madri Iski.

A unidade será construída em um terreno de 5.855,45m2, sendo 652m2 de área construída, que contemplará...
18/07/2019
Prefeitura inicia obras na UBSF Vila Mayor
O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde Aldenis Borim assinaram nesta quinta-feira, 18 de julho, a ordem de serviço para início da execução das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Mayor. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Araújo, vereadores e conselheiros locais da saúde prestigiaram a cerimônia.

O investimento será de R$ 1.120.561,78, dos quais R$ 797.540 são provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Edinho Araújo e R$ 323.021,78 são de contrapartida do município. A empresa responsável é Elipse Construtora Ltda.

A obra inclui serviços de adequação de acessibilidade, adequação em ambientes internos, melhorias de fluxos internos, reforma do telhado, remodelação da passarela de interligação dos blocos, reforma dos sanitários, troca de esquadrias de madeira e troca de piso. Além disso, a recepção será ampliada e será construída uma nova ala administrativa.

O prefeito Edinho Araújo destacou a importância da obra: “É preciso ter um local adequado para realizar os atendimentos à saúde. O ambiente apropriado e recursos humanos eficientes fazem de Rio Preto uma das melhores cidades para se viver”...
17/07/2019
Prefeitura inicia obras na UBSF Jardim Americano
O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde Aldenis Borim assinaram nesta quarta-feira, 17 de julho, a ordem de serviço execução das obras de reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Americano. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Araújo, vereadores e conselheiros locais de saúde compareceram à cerimônia.

O investimento será de R$ 420.894,62, provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Edinho Araújo. Não há contrapartida do município. A empresa responsável é a Grall Engenharia e Construção.

A obra inclui serviços de adequação de acessibilidade, adequação em ambientes internos, melhorias de fluxos internos, adequação da parte elétrica, reforma do telhado, remodelação da passarela de interligação dos blocos, reforma dos sanitários, troca de esquadrias de madeira e troca de piso.
“Não há um só ponto da cidade onde não haja obras, sejam as que estão em andamento, ou as que já foram inauguradas e ainda as que vão se iniciar. Não tenho dúvidas de que no final do ano que vem vamos perceber uma grande transformação da cidade, graças ao planejamento e à boa política”, afirmou o prefeito.

O prazo para execução da reforma e adequação é de 180 dias. Durante o período, os atendimentos serão reduzidos e os pacientes serão encaminhados para as unidades próximas...
16/07/2019
Rio Preto recebe prêmio em Brasília por trabalho sobre custos no SUS
No início deste mês, o trabalho “Desenvolvimento da Gestão de Custos no SUS em São José do Rio Preto” foi premiado no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília. Por seu êxito na prática, o trabalho havia sido selecionado no congresso estadual, em março deste ano, para ser apresentado na “16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS”.
Em Brasília, a experiência foi elogiada pela banca de avaliadores e despertou interesse de outros municípios, resultando na premiação na categoria “Financiamento e Fundo Municipal de Saúde”. Entre os objetivos da mostra estão o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.
O trabalho, realizado pela equipe de custos da Secretaria Municipal de Saúde, é direcionado à execução de atividades e processos administrativos que visam eficiência, regularidade das despesas e melhorias de processo, implicando economia devido à redução de desperdícios de recursos financeiros, apuração de despesas e custos das diversas unidades de saúde, fornecimento de informação para tomada de decisão, planejamento e controle de despesas.
A premiação é um reconhecimento pela importância e qualificação do trabalho desenvolvido para o fortalecimento do SUS em Rio Preto, e, como foi ressaltado no Congresso em Brasília, poderá servir de exemplo a gestores municipais em todo o país...
16/07/2019
Secretaria confirma fim da epidemia de dengue
Após o pico de 40.646 notificações e 31.274 casos confirmados de dengue, com 14 mortes, Rio Preto assiste a uma redução nas notificações e confirmações, o que levou a Secretaria de Saúde a anunciar, nesta segunda-feira, o fim da epidemia no município. Mesmo no período mais crítico, o índice de mortalidade registrado, de 0,04%, ficou abaixo do aceitável, que é de 0,1%, graças às ações preventivas adotadas pela secretaria.

“A epidemia chegou ao fim. Voltamos ao período de endemia, o que significa que os casos de dengue não vão acabar, mas voltar ao que se espera em anos sem epidemia”, afirmou o secretário da Saúde, Aldenis Borim.

De acordo com Borim, a epidemia, que foi a maior da história de Rio Preto, teve como fatores a circulação do sorotipo 2 da dengue, considerado mais agressivo, a falta de imunidade da população e o clima quente e chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Normalmente, esse clima vai de março até a primeira quinzena de maio, mas, neste ano, foi de fevereiro a julho”, explicou...
14/06/2019
Prefeitura inaugura novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação
A Prefeitura de Rio Preto inaugurou nesta sexta-feira, 14 de junho, o novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação – CER II – localizado no antigo Ambulatório de Especialidades (ARE), na rua São Paulo, 2.330. Para abrigar o serviço, que é referência no atendimento multidisciplinar de média e alta complexidade em reabilitação física e intelectual, o prédio foi totalmente reformado, com investimento de R$ 1.026.376,97, sendo R$ 533.563,60 para reforma predial e R$ 492.813,37 para compra de equipamentos. A empresa responsável pela obra foi Madri Iski Construções Eirelli.

O prefeito Edinho Araújo, acompanhado da primeira-dama, Maria Elza Araújo, participou da cerimônia, junto ao vice-prefeito, Eleuses Paiva e a esposa Sonia Paiva, ao secretário da saúde, Aldenis Borim, vereadores, e demais autoridades. “Eu conversei com os pacientes que foram atendidos no antigo Centro de Reabilitação e que estão aqui hoje para o primeiro atendimento no prédio novo. As expressões entusiasmadas dizem tudo. Estamos muito felizes com as novas instalações”, afirmou o prefeito. A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação dos pacientes atendidos pela Apae e Instituto Renascer, que fizeram apresentações musicais.

O prédio, de 1.690,58m2, conta com espaço físico destinado ao ginásio terapêutico, com área de 170,74m2, ampla sala de recepção, com fechamento em vidro temperado e consultórios. A obra contemplou ainda adequação de acessibilidade, adequações em ambientes internos, melhorias de fluxos internos, reforma dos sanitários e pintura...
11/06/2019
Médicos americanos qualificam Rio Preto como cidade de excelência na cirurgia de cardiopatias infantis
Evento realizado no último sábado (8) na Praça do Vivendas chama a atenção para a importância da conscientização sobre as cardiopatias congênitas e reúne familiares e médicos brasileiros e americanos que realizam cirurgias no Hospital de Base de Rio Preto.

A 2a Caminhada de Conscientização da Cardiopatia Congênita foi organizada pela Fundação Faculdade de Medicina de Rio Preto – Funfarme, Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Hemocentro, Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Famerp e contou com o apoio da Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O principal objetivo foi chamar a atenção e conscientizar a comunidade e os profissionais de saúde sobre os “defeitos no coração” que as crianças podem ter ainda no nascimento e a importância do diagnóstico precoce, a fim de aumentar as chances de sucesso no tratamento dessas crianças.

Participaram familiares e amigos, mas principalmente cerca de 100 crianças que nasceram com cardiopatias congênitas, que já operaram e passaram por cirurgias e também aquelas que continuam em tratamento no Hospital de Base de Rio Preto.

A frente do serviço de cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica do Hospital de Base está o Dr. Ulisses Croti, especialista reconhecido no mundo todo e que já realizou centenas de cirurgias em corações de crianças aqui no HB...
10/06/2019
Saúde recebe 28 mil doses da vacina contra a gripe
A Secretaria de Saúde de Rio Preto recebeu nesta segunda-feira, 10 de junho, 28 mil doses da vacina contra a gripe. As doses serão distribuídas em 25 unidades básicas de saúde e estarão disponíveis para toda a população a partir de amanhã, 11 de junho.

A Secretaria Estadual de Saúde não informou se essa remessa será a última encaminhada ao município.

Nas unidades Jardim Gabriela e Vila Elvira as salas de vacina estão temporariamente fechadas, por conta das reformas...
07/06/2019
Cardiopatia congênita infantil terá caminhada de conscientização no sábado
Neste sábado, 8 de junho, o Hospital da Criança e Maternidade, com apoio da prefeitura de Rio Preto, promove a segunda caminhada de conscientização da cardiopatia congênita infantil, na praça do Vivendas. O evento será realizado das 9h às 12h e contará com outras atividades, como oficinas, aulas de dança, pilates e yoga, café da manhã e recreação para crianças.

O objetivo do encontro é conscientizar a comunidade e profissionais da saúde sobre os defeitos no coração que as crianças podem ter no nascimento e a importância do diagnóstico precoce, a fim de aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Cardiopatia congênita infantil
Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto anos mais tarde.

Os principais sinais e sintomas são: dificuldade para mamar, baixo ganho de peso, respiração cansada e rápida, infecções pulmonares ou chiado no peito frequentes, coloração azulada nos lábios e unhas (cianose) e síncope ou desmaio...
06/06/2019
Cobertura vacinal contra gripe chega a 84,29%
Com o encerramento da campanha e o fim das vacinas contra gripe nas unidades de saúde na última terça-feira, 4, a cobertura vacinal em Rio Preto chegou a 84,29%. Apesar do aumento na cobertura, a meta do Ministério da Saúde, de 90%, só foi atingida pelos grupos dos professores (98,12%), puérperas (95,64%) e idosos (91,98%).

Entre os profissionais de saúde, 87,71% foram vacinados, ou 16.454 profissionais. Entre as crianças, a cobertura ficou em 81,64%, equivalente a 21.510 doses aplicadas. As piores coberturas da campanha este ano foram as dos grupos de gestantes (79,15%) e de portadores de doenças crônicas, com 68,97%.

Dos grupos prioritários da campanha, mas sem meta de vacinação, foram imunizados 773 policiais, 2.513 presidiários, 259 funcionários do sistema prisional, além de 12.722 pessoas sem comorbidades e 1.439 crianças que necessitavam da segunda dose. No total geral, foram aplicadas 139.629 doses em Rio Preto...
03/06/2019
Cobertura de vacinação contra gripe chega a 82,87%
A campanha de vacinação contra gripe terminou na última sexta-feira, 31, com cobertura de 82,87%, em Rio Preto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 90%, o que foi alcançado pelos grupos dos professores (96,18%), puérperas (95,49%) e idosos (90,58%).

Entre os profissionais de saúde, 86,37% foram vacinados, ou 16.203 profissionais. Entre as crianças, a cobertura ficou em 80,03%, equivalente a 21.085 doses aplicadas. As piores coberturas da campanha este ano foram as dos grupos das gestantes (78,56%) e dos portadores de doenças crônicas, com 67,58%.

Dos grupos prioritários da campanha, mas sem meta de vacinação, foram imunizados 765 policiais, 2.513 presidiários, 259 funcionários do sistema prisional, além de 5.929 pessoas sem comorbidades, e 1.285 crianças que necessitavam da segunda dose...
03/06/2019
Saúde promove Feira de Educação em Saúde Ambiental
Com o objetivo de participar da Semana Integrada do Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde vai promover a Feira de Educação em Saúde Ambiental, no Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC). A iniciativa é do departamento de Vigilância Ambiental, que promoverá atividades lúdicas sobre práticas de controle e eliminação de animais vetores e nocivos, por meio de cuidados com o ambiente.

A feira será monitorada pelos técnicos da Vigilância Ambiental e contará com totens ilustrados, personagens fantasiados de mosquito Aedes aegypti, jogo de percurso gigante para crianças, exposição de escorpião vivo, exposição de peixes que comem larvas e equipamento (lupa) para a visualização dessas amostras, especialmente montadas para informação aos visitantes da feira.

Toda criança que comparecer ao evento receberá uma cartilha educativa especialmente desenvolvida para o público infantil, composta por atividades para colorir e caça-palavras, e o tabuleiro do jogo de percurso para que leve para casa e continue a brincadeira com a família. A expectativa é de que mil crianças da rede municipal de ensino, na faixa etária de oito a 11 anos, participem da ação...
31/05/2019
Cerca de mil pessoas já procuraram Programa Antitabagismo
Desde 1987, o dia 31 de maio é considerado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em Rio Preto, a prefeitura apoia a campanha e realiza desde 2009 o Programa Antitabagismo, que contabiliza cerca de mil triagens nos dez anos de funcionamento.

O Programa começou em uma unidade básica de saúde. Com a procura cada vez maior de interessados em parar de fumar, foi ampliado, e hoje funciona em seis unidades, com sete grupos: Estoril, Jardim Americano, Rio Preto I, Santo Antonio, Solo Sagrado e Vila Toninho.

Para participar, basta procurar a recepção da unidade de saúde mais próxima da residência e se inscrever. O interessado passará por uma triagem, que inclui entrevista, avaliação clínica e exames, e depois iniciará a participação em uma das unidades que oferecem o programa.

O tratamento completo inclui dez encontros em grupo, com duração total de quatro meses. Durante esse tempo, os pacientes compartilham a rotina com os outros participantes e são orientados pela equipe, formada por psicóloga, médica e enfermeira. Durante os encontros, são trabalhados temas como as dependências química e psicológica e mudança de hábito.

Caso seja necessário, o paciente também recebe medicamentos, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. “A princípio, os pacientes recebem adesivos de nicotina, que ajudam a reduzir a abstinência a essa substância. Depois, fornecemos outros medicamentos, de acordo com a necessidade de cada paciente”, afirma a psicóloga responsável pelo Programa, Maria Isabel Cerva...
31/05/2019
Campanha de vacinação contra gripe termina hoje
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, 31 de maio. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde comunicou aos municípios paulistas que a partir da próxima segunda-feira, 3 de junho, toda a população poderá se vacinar.

Nesta sexta-feira, último dia da campanha, as unidades de saúde continuam imunizando somente o público-alvo, ou seja, gestantes, crianças, puérperas, idosos, profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, policiais e membros das forças armadas.

O município ainda conta com estoque aproximado de 20 mil doses e não receberá mais repasses do Estado. Portanto, a vacinação para toda a população será feita enquanto durar o estoque disponível. Em Rio Preto, uma parte das vacinas será reservada para as crianças que necessitem da segunda dose...
30/05/2019
Cobertura vacinal contra gripe chega a 76,66%
A cobertura vacinal contra a gripe em Rio Preto chegou a 76,66%, equivalente a 110.884 doses aplicadas nos grupos de vacinação com meta. Por enquanto, nenhum grupo atingiu a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A maior cobertura está entre o grupo dos professores, com 86,33%, ou 4.492 pessoas vacinadas, seguida das puérperas, com 85,71%, ou 570 mulheres vacinadas. A terceira maior cobertura da campanha é a do grupo dos idosos, com 85,03%, equivalente a 48.787 doses aplicadas.

Entre os profissionais da saúde, a cobertura vacinal está em 81,98%, ou 15.378 doses administradas. Já entre as crianças, a cobertura chegou a 74,21%, equivalente a 19.552 imunizações. A cobertura das gestantes aparece em seguida, com 73,49%, ou 2.972 doses aplicadas.

Este ano, o Ministério da Saúde incluiu os portadores de doenças crônicas nos grupos com meta. Neste caso, da estimativa inicial de vacinação para 32.251 pessoas, apenas 19.133 se vacinaram, ou seja, 59,33%.

Dos grupos sem meta de vacinação, foram imunizados 694 policiais, 3.074 presidiários, 253 funcionários do sistema prisional, 842 pessoas sem comorbidades, além de 1.038 crianças que receberam a segunda dose...
28/05/2019
Rio Preto participa de Encontro de Odontologia
Rio Preto foi um dos municípios convidados a participar do Epatespo – Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico – que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Piracicaba/SP. O evento é organizado pela Secretaria de Saúde do Estado junto à Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/Unicamp, com o objetivo de compartilhar experiências de gestão em saúde bucal dos municípios paulistas.

No dia 29, Rio Preto participa do encontro com a apresentação de trabalhos, na modalidade pôster, com a experiência exitosa dos implantes dentários, realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No dia seguinte, a comissão científica avaliará e premiará os melhores trabalhos. Todos os resumos serão publicados nos anais da revista Epatespo, da Unicamp.

Já no dia 30, a gerente do CEO Centro, Heloísa Amaral, realiza o minicurso “Protocolo e Regulação dos Centros de Especialidades Odontológicas”, no qual abordará a implementação do centro, que hoje se tornou referência nacional como serviço público de saúde bucal para implantes, endodontia, periodontia e reabilitação oral. O minicurso será realizado entre 16h30 e 17h30, com transmissão direta pelo canal da FOP no Youtube...
27/05/2019
Saúde realiza audiência pública para prestação de contas
A Secretaria de Saúde realiza no próximo dia 30, quinta-feira, às 18h, audiência pública para prestação de contas referentes ao primeiro quadrimestre do ano. O encontro será no auditório da Câmara Municipal de Rio Preto.

A participação é aberta ao público e de extrema relevância não só para conhecimento do trabalho realizado e das metas atingidas neste período, mas, também, para discussão e sugestões dos temas relacionados à área da saúde municipal, exercendo, assim, seu verdadeiro papel de fiscalizador do SUS municipal...
23/05/2019
Cobertura contra gripe chega a 68,62%
A cobertura vacinal contra gripe em Rio Preto chegou a 68,62%, o que equivale à vacinação de 99.251 pessoas dos grupos prioritários com meta. A campanha continua até o dia 31 de maio, com meta de 90% de imunização desses grupos.

A maior cobertura da campanha, até o momento, continua sendo a do grupo das puérperas, com 83,16%, ou 553 doses administradas, de um total previsto de 665 pessoas. Em seguida, aparecem os profissionais da saúde com 76,73% ou 14.394 doses aplicadas. Entre as gestantes, a cobertura está em 69,76%, equivalente a 2.821 pessoas.

Os idosos são o grupo com maior número absoluto para as imunizações: 43.997 pessoas, equivalente a 76,69% da cobertura vacinal. Entre as crianças, 66,21% foram vacinadas, ou 17.444. Os professores melhoraram a cobertura, chegando a 71,82% ou 3.737 profissionais. A pior cobertura da campanha continua com o grupo dos portadores de doenças crônicas, com 50,56%.

Entre a população sem meta de vacinação, foram imunizados 625 policiais, 35 funcionários do sistema prisional e 659 pessoas sem comorbidades.

Nesta semana, as unidades de saúde fizeram uma programação chamada de “extra muros”, com ação em 18 escolas, feiras, supermercados, Batalhão da Polícia, Poupa Tempo e outros locais...
23/05/2019
Campanha contra Aedes encerra mutirões no sábado
A campanha municipal “Rio Preto unido contra o Aedes aegypti ” terá seu último mutirão neste sábado, 25 de maio, com a participação de cerca de 230 agentes de saúde. A ação estima vistoriar 7,5 mil imóveis, das 8 às 14 horas. O mutirão ocorrerá nas áreas de abrangência das unidades de saúde da UBSF Maria Lúcia, UBS Vetorazzo, CSE Estoril, UBS São Francisco, UBS Jaguaré, UBSF São Deocleciano, UBSF Nova Esperança, UBSF Parque da Cidadania, UBSF Caic e UBSF Eldorado.

Os agentes de saúde e os moradores vão vistoriar os imóveis, eliminando potenciais criadouros que ainda existam nos domicílios e que possam conter ovos do mosquito Aedes, tratando com larvicida aqueles que não puderem ser eliminados no momento da visita. Na oportunidade, a população será orientada pelos agendes a respeito dos cuidados permanentes para a manutenção dos ambientes livres de criadouros.

Maiores detalhes poderão ser obtidos no setor de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, com o gerente Abner Alves. Os contatos com a Vigilância Ambiental podem ser feitos pelo telefone 3238-1334 e pelo e-mail vetoresriopreto@gmail.com...
16/05/2019
Prefeito e vice participam de abertura da Semana de Enfermagem, no Teatro Paulo Moura
Mais de 700 pessoas entre profissionais de saúde, enfermeiros, conselheiros, professores e estudantes lotaram o pavimento térreo do Teatro Paulo Moura, na Swift, nesta quinta-feira (16/5), das 8h às 13h, para o evento comemorativo da Semana da Enfermagem 2019, promovido pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo).

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Edinho Araújo e o vice-prefeito Eleuses Paiva, representando o secretário de Saúde, Aldenis Borin; a coordenadora do evento, professora Clea Rodrigues, representando a presidente do Coren, Renata Prieto; a médica Ana Maria Neves Finochio, representando o diretor da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Dulcimar Donizeti de Souza; e a enfermeira Maria Rita Vieira, coordenadora da Enfermagem da Famerp. O encontro também contou com a presença de uma enfermeira canadense, integrante do Rotary Internacional.

Em seu discurso, o prefeito Edinho lembrou a abertura de concurso público, a ser realizado ainda neste ano, citando que, das 353 vagas oferecidas, 204 são destinadas à área da saúde municipal.

Às 9 horas, a professora doutora Rosemeire de Carvalho, conselheira do Coren, fez palestra sobre o tema “Enfermagem – Uma voz para liderar a saúde de todos”, iniciando a programação.

Em seguida, foi iniciado o talk show, tendo como moderadora a Ana Maria Neves Finochio Sabino. Com tema geral “Os sucessos e desafios de realizar a saúde para todos”, foram discutidos os seguintes itens...
10/05/2019
Cobertura vacinal contra gripe ultrapassa 50%
A cobertura vacinal contra gripe em Rio Preto chegou a 52,34%, equivalente à vacinação de 75.703 pessoas dos grupos prioritários com meta. A campanha continua até o dia 31 de maio, com meta de 90% de imunização desses grupos.

A maior cobertura da campanha, até o momento, é a do grupo das puérperas, com 67,52%, ou 449 doses administradas. Em seguida, aparecem os profissionais da saúde com 60,68% ou 11.383 doses aplicadas. Entre as gestantes, a cobertura está em 59,99%, equivalente a 2.426 pessoas.

Os idosos são o grupo com maior número absoluto para as imunizações: 34.313 pessoas, equivalente a 59,81% da cobertura vacinal. Entre as crianças, 52,41% foram vacinadas, ou 13.807. Os professores continuam com a segunda pior cobertura da campanha até agora: 47,09% ou 2.450 profissionais. A pior cobertura da campanha está entre o grupo dos portadores de doenças crônicas, com 33,72%.

Entre a população sem meta de vacinação, foram imunizados 303 policiais, 22 funcionários do sistema prisional e 409 pessoas sem comorbidades.

Quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou deve procurar uma unidade básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Nas UBS Parque Industrial, Santo Antonio, Eldorado, São Deocleciano, Vetorazzo, Solo Sagrado, Vila Toninho e Jaguaré, as salas de vacina ficam abertas até as 19h30. Já nas unidades Cidade Jardim, Jardim Gabriela e Vila Elvira, as salas de vacina estão temporariamente fechadas por conta das obras de reforma...
10/05/2019
Mutirão estima vistoriar 7,5 mil imóveis na 11ª etapa
O mutirão dos agentes de saúde de Rio Preto chega à décima primeira etapa neste sábado, 11 de maio, com a estimativa de vistoriar 7,5 mil imóveis nas áreas de abrangência das unidades de saúde dos bairros Santo Antonio, Vetorazzo, Estoril, São Francisco, Jaguaré, Solo Sagrado, Lealdade e Amizade, Vila Elvira e Eldorado. A ação, com 230 agentes, ocorrerá das 8h às 14h.

Desde o início do mutirão, em fevereiro, mais de 60 mil residências já foram vistoriadas pelos agentes de saúde, que orientam a população quanto aos cuidados para manter o ambiente livre de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte da campanha “Rio Preto unida contra o Aedes”, como uma das estratégias do município para o combate à dengue...
10/05/2019
Prefeitura participa de mutirão estadual para eliminação de pneus
A Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias de Saúde e de Serviços Gerais, participa do mutirão estadual para eliminação de pneus inservíveis. A ação, realizada pelo Governo do Estado, ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio e contará com o apoio das secretarias de Trânsito e de Meio Ambiente. O objetivo é recolher os pneus que possam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em cada dia do mutirão, a caçamba ficará em um local diferente, entre 8h e 16h, onde a população poderá deixar os pneus. As caçambas permanecerão em pontos estratégicos de cinco bairros que têm as maiores quantidades de pneus com possíveis criadouros de mosquitos, levando-se em consideração o índice de infestação de abril, que ficou na média de 1,8%.

Para o mutirão será permitido o descarte exclusivo de pneus e câmaras de ar. Um funcionário permanecerá no local para organizar a ação. O carro de som também vai percorrer os bairros para avisar os moradores sobre a ação...
10/05/2019
Saúde recebe “Fórum Vacinas na Gestante”
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde participaram nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11 de maio, do “Fórum Vacinas na Gestante”, promovido pela indústria farmacêutica GSK, em Rio Preto. Os seminários, que já passaram por mais de 30 cidades, têm por objetivo capacitar os profissionais que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica.

As capacitações têm como ênfase o calendário vacinal da gestante, oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prescreve quatro vacinas: dTpa (difteria, tétano e coqueluche), dT (difteria e tétano), hepatite B e influenza. Todas são fundamentais para proteger a gestante e o bebê contra essas infecções e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de Rio Preto...
08/05/2019
Infestação do Aedes é de 1,8% em abril
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou, na primeira quinzena de abril, o levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti, nas 27 áreas de abrangência do município. O resultado geral ficou em 1,8%, o que significa que dos 20 mil imóveis vistoriados, 360 estavam com larvas do mosquito.

Em comparação a janeiro, o município apresentou queda de 1,9%, já que, naquele mês, 3,7% dos domicílios da cidade estavam com larvas do Aedes. No entanto, o índice atual ainda não é satisfatório. “De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, para apresentarmos um resultado satisfatório, o índice deve estar igual ou abaixo de 1%. No entanto, essa queda mostra que as ações de eliminação de criadouros apresentaram o resultado desejado, ou seja, a diminuição dos focos de larvas”, explica o gerente da Vigilância Ambiental, Abner Alves.

As áreas com maiores índices de infestação são Solo Sagrado, com 6,7%, e Parque da Cidadania, com 6,6%. Já os menores índices estão no Caic e Anchieta, com 0,2%. Em janeiro, as áreas com maior índice foram Solo Sagrado, com 9,5%, e Cidade Jardim, com 7,9%.

Os principais criadouros encontrados nos imóveis são vasos de planta com água, prato/pingadeira, vasilhame de água para animal, latas, frascos e plásticos diversos. “A exemplo do que encontramos em janeiro, os principais criadouros são aqueles que apresentam alguma utilidade para o morador, mas que não receberam os devidos cuidados. Por isso, solicitamos à população maior empenho para garantir que em suas casas não permaneçam objetos que possam acumular água e desta forma servir de criadouros para o mosquito”, afirma...
06/05/2019
Campanha de prevenção ao câncer bucal continua nesta semana
A Secretaria de Saúde realiza, anualmente, junto à campanha de vacinação contra gripe, a campanha de prevenção ao câncer bucal. No sábado, 4 de maio, dia de mobilização nacional, cerca de 50 estudantes de odontologia da Unirp e da Unilago realizaram exames preventivos de câncer bucal nas unidades de saúde, que permaneceram abertas para a vacinação. Nesta semana, a campanha continua nas unidades, com os estudantes e os dentistas da rede municipal. Além dos exames, os pacientes também estão sendo orientados quanto à prevenção a esse câncer. Os resultados serão enviados às universidades e os usuários serão avisados caso haja algum problema.

Câncer bucal
O câncer bucal é o quarto tipo mais comum entre homens acima dos 40 anos. De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade – SIM – a estimativa de novos casos para 2018 no Brasil foi de 14.700 casos, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres. Em 2015, a doença provocou 5.898 óbitos, sendo 4.672 em homens e 1.226 em mulheres.

As principais causas do câncer bucal são tabagismo ou produtos derivados do tabaco, consumo regular de bebida alcoólica, exposição ao sol sem proteção, infecção pelos vírus HPV e histórico de câncer de boca na família.

Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer bucal tem cura. Por isso, para se prevenir e obter o diagnóstico precoce é preciso realizar o autoexame, observando sempre na cavidade bucal possíveis lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, com sangramentos e em crescimento; manchas e placas brancas ou vermelhas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos no pescoço; rouquidão persistente e dificuldade de engolir ou mastigar...
06/05/2019
Dia D vacina mais de 9 mil contra gripe em Rio Preto
O movimento do dia D da campanha de vacinação contra gripe, no último sábado, dia 4, foi 25% maior do que no ano passado. Este ano, foram 9.066 pessoas vacinadas nas unidades básicas de saúde e postos volantes, que funcionaram durante todo o dia, além de idosos acamados. Com isso, o número total de doses administradas em Rio Preto chegou a 65.746, com cobertura vacinal de 45,06%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

De acordo com a gerente de imunização do município, Michela Barcelos, o balanço do dia D em Rio Preto é positivo. “O sábado foi bastante movimentado, sendo que a maior procura foi dos idosos, seguida dos portadores de doenças crônicas. Agora temos o mês de maio para atingir a outra metade que falta para cumprirmos a meta”, afirmou.

A maior cobertura entre os grupos prioritários é das puérperas, com 62,86%, ou 418 doses administradas. Em seguida, aparecem as gestantes com 57,44% ou 2.323 doses aplicadas. Entre os profissionais da saúde, a cobertura está em 53,11%, equivalente a 9.962 pessoas vacinadas.

Pouco mais da metade dos idosos do município também foi imunizada: 50,52%, ou 28.982 pessoas. Entre as crianças, 47,59%, ou 12.538. Os professores têm a segunda pior cobertura da campanha até agora: 39,77% ou 2.069 profissionais. A pior cobertura da campanha está entre o grupo dos portadores de doenças crônicas, com 27,57%...
03/05/2019
Saúde participa de Dia Mundial da Higiene de Mãos
A Secretaria de Saúde, em parceria com a Famerp e a Funfarme, estará na praça Rui Barbosa, na próxima segunda-feira, 6 de maio, com o Ônibus da Saúde, para conscientizar sobre a importância da higiene das mãos para prevenção de doenças como gripe, conjuntivite, varicela, hepatite A e escabiose. A ação faz parte da campanha que comemora o Dia Mundial da Higiene de Mãos, no dia 5 de maio.

Durante todo o dia, quem passar pelo local poderá aferir pressão e glicemia, além de receber orientações sobre a importância da higiene das mãos para a saúde. Além de folhetos, a equipe também vai distribuir tags de álcool gel, insumo fundamental para a higienização das mãos...
03/05/2019
Mutirão mobiliza contra dengue e gripe
Neste sábado, 4 de maio, o mutirão dos agentes de saúde terá como objetivo mobilizar a população para o combate à dengue e também para a importância da vacinação contra a gripe. Durante a ação, que ocorrerá das 8h às 14h, os agentes vão vistoriar os imóveis à procura de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e distribuir panfletos de orientação sobre a campanha de vacinação.

Todas as áreas de abrangência das unidades de saúde serão vistoriadas, neste sábado, dia de mobilização nacional da campanha. A expectativa é de que 230 agentes vistoriem 7.500 imóveis. Desde o início do mutirão, em fevereiro, 55 mil residências já foram vistoriadas pelos agentes de saúde.

A ação é uma das estratégias do município para o combate à dengue. Por isso, é fundamental que os moradores permitam a entrada dos profissionais nas residências. Eles estarão identificados com crachá, calça azul marinho e camiseta azul claro, com logotipo da prefeitura. Durante a vistoria, os possíveis criadouros serão eliminados. A população ainda será orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes e poderá tirar dúvidas...
03/05/2019
Unidades de Saúde ficam abertas neste sábado para vacinação contra gripe
Neste sábado, 4 de maio, dia de mobilização nacional da campanha de vacinação contra gripe, as unidades de saúde permanecem abertas durante todo o dia para imunizar o público-alvo que ainda não se vacinou. Em Rio Preto, as 27 unidades de saúde estarão abertas entre 8h e 17h, incluindo as unidades Vila Elvira, Cidade Jardim e Jardim Gabriela, que estão em reforma.

Além das unidades, outros três postos volantes serão instalados no supermercado Tridico (avenida Alfredo Teodoro de Oliveira, 3.200) e no hipermercado Carrefour (avenida marginal Tancredo Neves, 900), entre 8h30 e 16h30. O outro posto volante ficará no Centro Espírita Francisco de Assis – CEFA – (rua Benedito Guagliardi, 291), entre 8h30 e 12h. A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, também contará com 30 equipes de imunização para vacinar idosos acamados.

Assim como ocorre durante a semana, no sábado a vacinação será exclusiva para os grupos prioritários da campanha: crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, profissionais da saúde, idosos, professores, policiais civis e militares, portadores de doenças crônicas. Para ser vacinado deve-se apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. Quem possui doença crônica deve levar prescrição médica. Já professores, policiais e profissionais da saúde devem apresentar carteirinha que comprove a função.

A campanha continua até o dia 31 de maio...
01/05/2019
Número de exames de ultrassom aumenta 40% na rede municipal
Desde a aquisição de dois aparelhos de ultrassom para o Hospital Dia/Centro de Diagnóstico, em 27 de fevereiro, a oferta do número de exames aumentou 40%. Antes, o local contava com três aparelhos, que ofertavam uma média de 1.800 exames por mês. No mês de abril, com os cinco aparelhos funcionando, foram ofertados 2.500 exames.

Nesta terça-feira, 30 de abril, a paciente Sandra Fernanda Picolo, de 48 anos, realizou dois procedimentos: ultrassom de abdômen e de mama. Ela, que é técnica de laboratório, passou em consulta na Unidade Básica de Saúde do Parque Industrial, onde o médico solicitou os exames. “Faz vinte anos que não tenho convênio médico. Quando preciso utilizar a rede pública de saúde, sou sempre bem atendida”, afirmou...
RSS Feed




SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões