Prefeitura de São José do Rio Preto
LINKS
Prefeitura de São José do Rio Preto
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:





Unidades de Saúde | Região Central |

CER II - Centro Especializado em Reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação - CER de São José do Rio Preto é habilitado dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na modalidade II por ser referência para Reabilitação em dois tipos de deficiência: Física e Intelectual.

É destinado ao atendimento multidisciplinar de casos de média e alta complexidade em reabilitação física e intelectual, e conta com as especialidades Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistente Social, Psicologia, Enfermagem, Proctologia, Fisiatria, Ortopedia, Neuropediatria e Psiquiatria.

Na Reabilitação Física são atendidas todas as pessoas com deficiências e/ou disfunções físicas permanentes ou transitórias, abrangendo quadros de origem neurológica, ortopédica, reumatológica, traumas, que demandem nível especializado de atenção. O CER II também faz a dispensação e adaptação de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e também conta com o Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, sendo ambos serviços regionais, atendendo aos 103 municípios da DRS XV.

No CER também são feitos atendimentos de Urgência em Fisioterapia para os casos que necessitem de atendimento imediato para pacientes com dores musculoesqueléticas agudas tais como dores na coluna, hérnias de disco, tendinite, distensão muscular, torcicolo, cefaleia tensional, dores nas articulações, contusões, entorses, sendo referência em Urgência em Fisioterapia para as unidades.

UBS Central 
UBS Vila Elvira 
UBS Estoril 
UBSF Jardim Americano 
UBSF São Deocleciano 
UBSF São Francisco 
UBSF Engenheiro Schmitt 
UBSF Lealdade e Amizade 
UBSF Talhado 
UBSF CAIC/Cristo Rei 
UBS Cidade Jardim 
UBSF Vila Toninho

Na Reabilitação Intelectual o enfoque são as crianças até 12 anos, voltado ao diagnóstico e reabilitação de crianças com Deficiência Intelectual (DI) moderada a grave e/ou Transtorno do Espectro do Autismo para a habilitação e reabilitação das habilidades voltadas ao desenvolvimento infantil, e ainda casos de média complexidade que envolvam diagnóticos de TDAH, Dislexia e Transtornos de Aprendizagem. O setor de Fonoaudiologia da media complexidade ainda é responsável pelas demandas de alterações miofuncionais dos órgãos fonoarticulatórios, alterações de voz e gagueira em todas as faixas etárias.

No serviço de Diagnóstico Audiológico são realizados exames de audiometria, sendo referência para crianças acima de 6 anos de idade, adultos e idosos, encaminhados de toda a Rede Pública municipal (CME, Santa Casa, HB).

O CER II de São José do Rio Preto também é referência em nutrição especializada, fazendo o acompanhamento dos pacientes que necessitam desse nível de atenção em qualquer faixa etária, e a dispensação de dietas para suplementação nutricional conforme prescrição médica e nutricional.

Por se tratar de serviço referenciado, o acesso depende de encaminhamento por meio de Guia de Referência e Contra Referência da Rede SUS municipal, ou regional no caso do Programa de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e Ostomias.

Informações sobre o agendamento pode ser obtidas pelo telefone (17)3229 5095 ou diretamente na unidade.

O serviço é vinculado ao Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e submete-se à Gerência de Reabilitação.

 

Gerente
Carla Soleman

Endereço
Rua São Paulo, 2330 - Vila Maceno
 

Horários de Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 18
h

Contatos
Telefone/Fax: (17) 3229 5095 / 3226 7811
 
E-mail:
sms.nrm@riopreto.sp.gov.br

 

  Página anterior





SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões