Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto
PROFISSIONAL
Prefeitura de São José do Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto
:: ENTRAR
Usuário:

Senha:



Prefeitura de Rio Preto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde promove oficinas de doenças e agravos não transmissíveis

A Diretoria de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto realiza entre os dias 19 e 23 de fevereiro a I Oficina de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) e Promoção de Saúde. O objetivo é qualificar e ampliar os subsídios da rede de saúde e da rede intersetorial para a promoção, prevenção e assistência às doenças crônicas não transmissíveis e aos agravos decorridos das violências e acidentes.

Essas doenças e agravos se caracterizam por múltiplas causas, longo tempo de evolução, ou são acontecimentos pontuais (acidentes, violência, acidente vascular cerebral), com evolução para óbito, ou recuperação com sequelas e necessidades de reabilitação e readaptação às novas condições de vida.

As DANT estão diretamente relacionadas à forma como a sociedade está organizada e ao estilo de vida da população. De acordo com a gerente de Vigilância em DANT, da Secretaria Municipal de Saúde, Rita Vilella Mendonça, muitas dessas doenças e agravos são decorrentes de hábitos não saudáveis, como alimentação inadequada ou insuficiente em quantidade e qualidade, uso de alimentos industrializados com substâncias nocivas à saúde (gorduras trans e saturadas, excesso de sal, conservantes, realçadores de sabor), alimentos contaminados com agrotóxicos e outros. Outras causas podem ser a falta de atividade física (sedentarismo), tabagismo, álcool e outras drogas lícitas ou ilícitas.

Por outro lado, certas condições podem favorecer o aparecimento de determinadas doenças e agravos. Por exemplo, as condições ambientais, ou seja: poluição atmosférica, convivência com o estresse urbano, violência, exposição à radiação solar e outros elementos cancerígenos.

Alguns aspectos sociais que também concorrem são as condições econômicas, conflitos pessoais e familiares não resolvidos, discriminação racial, discriminação contra a mulher e outras situações de vulnerabilidade social. Os aspectos ocupacionais que concorrem para as doenças e agravos são situações de stress no trabalho, subemprego e desemprego, medo de perder o emprego além de inúmeras situações de sobrecarga. Por fim, há também os aspectos culturais: ocupação do tempo livre, perda da identidade cultural por determinados grupos (índios, migrantes, etc), atividades de lazer, acesso à educação e a informação, além da influência da mídia no comportamento relativo a estilo de vida, hábitos, desejos de consumo e outros...

Mais notícias:
INSCRIÇÕES...
Educação Permanente para Profissionais da Saúde
SERVIÇOS...
CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia)
FIQUE POR DENTRO...
Portador de Neoplasia Maligna (Câncer), conheça seus direitos!
PESQUISA...
SUS... VOCÊ CONHECE?
Cartão Nacional de Saúde
INFORME EPIDEMIOLÓGICO
CIDADE AMIGA DO IDOSO



Departamento de Ouvidoria
Assistência Farmacêutica
Vigilância Sanitária
Departamento de Ouvidoria
Prefeitura de Rio Preto
NÚMERO DE ACESSOS

Prefeitura de Rio Preto


SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Av. Romeu Strazzi, 199 - Vila Sinibaldi | Telefone: (17) 3216-9766 | DISQUE SAÚDE: 0800 7717123
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação | Envio de sugestões